Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Concorrido, o lago Constança domina a cena turística

Na tríplice fronteira entre a Alemanha, a Suíça e a Áustria, região lacustre foi um rico berço de ocupações

Atualmente, por causa de preços mais baratos, há suíços que optam por veranear às margens de seu lado germânico

DO ENVIADO À ALEMANHA

Terceiro maior Estado alemão, Baden-Württemberg, no sudoeste, surgiu em 1952 da união das distintas regiões que lhe dão nome.

Capital e maior cidade local, Stuttgart é rival turística da Floresta Negra, na fronteira com a França.

Mas há ainda cidades universitárias, como Heidelberg e Tübingen, o balneário de Baden-Baden e a mais alta igreja do mundo, o Münster de Ulm para visitar.

Mais próximo de Zurique, na Suíça, do que de Stuttgart ou Munique, o lago tem fácil acesso e excelente estrutura.

Ali, uma grande frota de balsas e catamarãs transporta quatro milhões de passageiros/ano. Além da importância como destino turístico, o lago, um dos maiores da Europa Central, fornece água para o sudoeste alemão.

A principal cidade aqui é Constança (ou Konstanz), do lado alemão. Entre as atrações mais visitadas na região estão o complexo monástico da ilha de Reichenau, patrimônio da Unesco, a ilha de Mainau, ou "ilha das flores", e o castelo de Meersburg.

O lago é popular tanto para os que buscam férias ativas, que podem incluir esportes aquáticos, rotas ciclísticas e trilhas nos vizinhos Alpes suíços, como para aqueles que preferem relaxar e admirar a paisagem com uma taça de vinho na mão.

Por estar situado no coração da Europa, o lago foi testemunha de distintas civilizações e impérios. Os romanos, por exemplo, introduziram as primeiras vinhas.

Assim como na Francônia, as colinas que cercam o lago têm clima e solo favoráveis à viticultura. A maioria dos moradores trabalha com o turismo, pelo menos no verão europeu, mas calçam galochas e sobem as encostas para trabalhar na colheita das uvas quando a alta temporada se vai junto com o sol.

É o caso de Hagnau, vilarejo de viticultores e pescadores nas margens do lago. Com apenas 1.500 habitantes, Hagnau tem vinhedos até no quintal da Rathaus, o edifício da prefeitura construído em 1837, e que hoje abriga um pequeno museu regional.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página