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Píer de 1871 é referência na velha Santa Barbara

Conhecida como 'Rainha das Missões', igreja é parte da história dos EUA

Colonizada a partir de cidades fundadas por padres, costa californiana tem boas estradas e ferrovias

SILVIO CIOFFI EDITOR DE “TURISMO”

Há quem prefira ir a Santa Barbara no trem litorâneo Surfliner Amtrak, que sai da Union Station de Los Angeles (US$ 30; 2h35 de viagem).

E, já na chegada, vale admirar, no entorno da estação, a velha figueira gigantesca ali plantada em 1868.

A verdade é que, nesse trecho do litoral oeste dos EUA, o trem passa por paisagens agrícolas e revela pouco das belezas da costa californiana entre Los Angeles, ou LA (pronuncia-se "él-ei", em inglês), e a cidade com nome de santa onde padres católicos edificaram a igreja rosada que ficou conhecida como a "Rainha das Missões".

Alugar carro custa mais caro, mas é interessante para quem tem tempo para percorrer a velha estrada de rodagem à beira-mar, chamada de 1 (ou "one"), ou para quem, com pressa, alterna o trajeto guiando na autoestrada 101.

De trem ou de carro, a dica é chegar a Santa Barbara e, logo após se instalar no hotel, visitar o píer Stearns Wharf, que recebe 6 milhões de visitantes anualmente.

Depois do píer, o passeio pela rua principal, a State Street, também conhecida como Main Street, coloca à disposição do caminhante esfaimado 35 restaurantes -no total, a região de Santa Barbara tem 500 locais para comer. Nas horas comerciais, o "shopping mall" e seu entorno concentram tanto lojas pequenas como filiais das lojas de departamento Macy's, Nordstrom e Saks Fifth Ave.

A poucos passos desse centrinho, um casario colonial tombado de 1782 e um pequeno museu remetem ao tempo em que Santa Barbara era dominada por José de La Guerra, cujo nome, sugestivo, indica que ele, e depois seus descendentes, chefiavam o Presídio, que é como os espanhóis nomeavam as fortificações que deram origem a muitas das cidades californianas.

No fim de tarde, a luz rosada faz lembrar que o local teve liame com os primórdios do cinema e que, por lá, nos idos de 1910, foram rodados muitos filmes até que a indústria cinematográfica se mudou, com armas e bagagens, para Hollywood.

O VELHO TROLLEY

Quem não tiver muita vocação para andar deve pegar o Santa Barbara Old Trolley, espécie de ônibus caracterizado como bonde que faz tours pelo centrinho e chega até a missão e a velha igreja rosada, passando ainda diante de prédios históricos como o Court Hall, com sua singela torre do relógio.

Esse passeio custa US$ 19, e o ingresso vale por dois dias. A narração é ao vivo e em inglês (e o conteúdo varia de acordo com o dublê de guia e de motorista).

O tíquete deve ser guardado e dá desconto em atrações. Há diversas paradas, inclusive diante do Stearns Wharf, cuja estrutura, de madeira, foi posta em pé sobre o mar em 1871.

No fim de tarde, ver o poente nesse píer revela aves marinhas, focas e outros bichos. E ainda as embarcações que voltam para a terra firme: pequenos pesqueiros barulhentos, caiaques e barcos a vela, que passam zunindo.


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