Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Planet@ Letra

Sites ajudam turista a programar viagem para praticar 'trekking'

Caminhada em meio à natureza exige preparação e equipamentos

DE SÃO PAULO

O "trekking" -percorrer trilhas, em geral longas, em meio à natureza-tem muitos adeptos tanto no Brasil como em outros países. Mas planejar uma viagem com esse fim não é uma tarefa fácil, já que é preciso estar bem preparado, levar equipamentos adequados e tomar muito cuidado para não terminar perdido em um local ermo.

Quem está começando pode dar uma olhada no Trekking Brasil (trekkingbrasil.com), site variado que cobre diversos aspectos da prática. É preciso lembrar que o "trekking" em geral se refere a trilhas com diferentes graus de dificuldade, que podem demandar alguns dias ao ar livre.

O site inclui relatos de viagem, dicas e avaliações de equipamentos, tutoriais -que vão desde a montagem de uma barraca até a preparação de refeições especiais - e os chamados "tracklogs", com informações de GPS e mapa para diferentes trilhas.

Outro bom site é o 360 Graus (360graus.terra.com.br), que também engloba outros tipos de esportes. Clique em "Terra" e depois em "trekking" para uma listagem de notícias, reportagens maiores, relatos de trilheiros e dicas gerais.

O Trekking Partners (trekkingpartners.com) é voltado para quem procura um parceiro de "trekking" para sua próxima viagem. Basicamente, é uma comunidade de trilheiros de todo o mundo que compartilha seus roteiros em busca de companheiros para a empreitada.

Um ponto importante na prática do "trekking" é o equipamento. Quem tem dúvidas sobre o que comprar pode dar uma olhada no Ideal-Hiking-Equipment.com (www.ideal-hiking-equipment.com), com dicas e sugestões sobre roupas, calçados, sacos de dormir e toda uma gama de produtos, além de dicas de segurança, sobre comida, exercícios...

No entanto, ao checar os equipamentos no site, é bom ter em mente que "hiking" e "trekking" não são sinônimos, apesar de serem usados como tal por algumas pessoas. O "hiking" se refere a trilhas mais leves, muitas vezes já delimitadas, em percursos mais rápidos. O "trekking" engloba viagens mais longas, com pernoites ao ar livre, e locais menos acessíveis.

O Trilha & Cia (www.trilhaecia.com.br) é menos completo que outros sites. A diferença é que ele abriga 418 arquivos de mapas e croquis para diferentes locais, além de uma seção de artigos bastante interessante.

No estilo fórum, o Mochileiros.com (www.mochileiros.com) é uma boa fonte de informações e dá ao usuário a chance de ter suas dúvidas respondidas por quem já passou pela mesma situação.

No menu em cima da página, clique no ícone "Trilhas e Travessias". Há tópicos gerais, como dicas para iniciantes, e uma seção dividida por região do globo.

Por fim, separe um tempinho para fuçar bem no ABC-of-Hiking (www.abc-of-hiking.com), que concentra artigos e dicas variadas para trilheiros, de como evitar bolhas nos pés a roteiros diferentes. Boa leitura!


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página