Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O maioral

Construído no século 12, o Angkor Wat, o maior templo do mundo, no Camboja, encanta pela monumentalidade, mas também pelos detalhes

BRUNA HADDAD PEDRO FANDIÑO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO CAMBOJA

O maior templo religioso do mundo não fica em Roma, Paris ou Jerusalém. Está nas proximidades da pouco conhecida cidade de Siem Reap, no Camboja, país que fica a oeste do Vietnã.

Santuário hindu-budista do século 12, Angkor Wat situa-se no parque arqueológico de Angkor, antiga capital do Império Khmer, que dominou parte do Sudeste Asiático por cerca de cinco séculos.

A área do templo ocupa mais de 40 mil hectares, o equivalente a um quarto do território da cidade de São Paulo. Para efeito de comparação, as construções de Machu Picchu, no Peru, se espalham por 32.500 hectares.

Ao se deparar com as ruínas, no século 19, o naturalista francês Henri Mouhot perguntou aos locais quem havia construído tal maravilha. "Os gigantes", disseram.

Mouhot ria daqueles tidos como selvagens, mas concordava com a metáfora frente à magnitude dos monumentos.

No templo, encantam ainda os detalhes, como as divindades hindus e budistas cravadas nas paredes.

O Camboja, no entanto, vai além do Angkor Wat. Embora seja um país pobre, não lhe faltam atrativos, como rotas de barco e passeios históricos pela capital, Phnom Penh.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página