Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Leicester aproveita curiosidade mundial pelo rei Ricardo 3º

Descoberta da ossada do monarca é ocasião para eventos, mas atrações vão além da herança histórica

Nos arredores, centro tem o maior planetário do Reino Unido e a única cápsula Soyuz na Europa Ocidental

DE SÃO PAULO

A recente -e surpreendente- descoberta da ossada de Ricardo 3º, o último rei da linhagem Plantageneta, sob um estacionamento, colocou a cidade inglesa de Leicester, a 140 km de Londres, nos destaques da imprensa de todo o mundo.

Ricardo 3º (1452-1485) foi eternizado por William Shakespeare em uma peça que leva seu nome como um monarca sem princípios morais, corcunda, que elimina friamente qualquer um em seu caminho para o trono.

E a cidade embarca na descoberta, considerada uma das mais importantes da era moderna. Amanhã, uma exposição sobre o rei e a descoberta de seu esqueleto será inaugurada no Guildhall.

Não faltarão eventos relacionados ao rei na cidade -o site de turismo de Leicester (www.visitleicester.info) lista tours, performances e exposições ao longo do ano.

A programação inclui palestras de especialistas que participaram da descoberta -a primeira, no dia 17, é com Turi King, professor de genética e arqueologia da Universidade de Leicester.

Outro evento é um serviço em memória do rei, na catedral da cidade, em 22 de agosto, data de sua morte.

O acontecimento histórico ligado a Ricardo 3º que sempre atraiu visitantes à região de Leicester é a batalha de Bosworth.

Um local que ganha notoriedade com a descoberta da ossada é a catedral de Leicester, onde os restos mortais do rei devem ser enterrados.

ALÉM DA REALEZA

As atrações de Leicester e arredores não se limitam aos locais ligados a Ricardo 3º.

Na cidade, o símbolo do chamado "quarteirão cultural" é o Curve Theatre, conhecido por seu projeto arquitetônico arrojado.

Outro local interessante é o mercado de Leicester, com 270 estandes, a maioria vendendo frutas e vegetais. Com 800 anos, é tido como o maior mercado coberto da Europa.

Uma das maiores atrações turísticas da área fica nos arredores da cidade: o National Space Center, dedicado à exploração do espaço sideral.

O centro abriga o maior planetário do Reino Unido e a única cápsula Soyuz, de fabricação soviética, na Europa Ocidental. O ingresso para adultos custa £ 13 (R$ 40,37) para adultos.

A cerca de 50 km de Leicester fica o castelo Belvoir, prato cheio para quem quer ver luxo da aristocracia britânica. O local, onde mora o duque de Rutland e família, reabre após a Páscoa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página