Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Neve fofa cobre as montanhas de Aspen

Aspen Mountain, Aspen Highlands, Buttermilk e Snowmass formam o famoso complexo turístico do Colorado

Além das estações de esqui com diferentes níveis, Aspen tem lojas de grife, hotéis de luxo e programação cultural

DA ENVIADA A ASPEN (EUA)

Apesar de estar incrustada nas Montanhas Rochosas, no coração do Colorado, Aspen não está isolada do mundo.

Na pequena cidade de construções vitorianas é possível manter a agenda cheia, que inclui visitas a galerias de arte (como a Maximillian, com obras de Renoir e Matisse), debates (como os encontros entre escritores no AWF Winter Words, que vai até o mês de abril) e festas animadas (como as da Gay Ski Week, realizada de 13 a 20 de janeiro).

Além da presença de lojas de grife dignas da nova-iorquina Quinta Avenida, como Prada, Dior e Louis Vuitton, os hotéis de luxo mantêm suas cinco estrelas até nos detalhes, como os iPads nos quartos do histórico hotel Jerome, para consulta e reserva de serviços, e os shuttles que ficam à disposição dos hóspedes no Viceroy Snowmass: em vez de vans, elegantes Mercedes GL 450, GMC Yukon XL e Audi Q7, SUVs de parar o trânsito.

Embora disponha até de joalherias e de lojas de pele, Aspen conserva sua maior riqueza -e ainda seu principal atrativo- em suas quatro montanhas, Aspen Mountain, Aspen Highlands, Buttermilk e Snowmass: a neve fofa.

Resultado da altitude de quase 4.000 metros e do clima seco, ela atrai, entre seus visitantes, cerca de 15 mil brasileiros por ano.

"Estamos tendo uma boa temporada graças aos brasileiros, que adoram fazer compras!", comemora Helena Perez, gerente da loja de suvenires Generation Snowmass e de mais duas do gênero.

Até as 16h, horário de fechamento das pistas de esqui, a cidade parece desabitada. Todos estão nas pistas, que não ficam lotadas, pois os esquiadores se diluem entre as quatro estações.

PISTAS PRA FAMÍLIA

A 14 km do centro, está Snowmass, a preferida dos brasileiros. Democrática, tem opções para todos os níveis de esquiadores -por isso é conhecida como a "montanha da família". Uma das maiores áreas esquiáveis dos EUA, tem pistas amplas.

Aspen Mountain ou Ajax, como é chamada pelos locais, está localizada no centro. Montanha que deu fama a Aspen, ela traduz sua filosofia de exclusividade, só com pistas de nível avançado.

Mas todos podem ter acesso ao topo para almoçar no Sundeck, restaurante de montanha, ou simplesmente apreciar a vista, por meio da gôndola (bondinho para nove pessoas), provavelmente o mais rápido e estável transporte do gênero -percorre 996 metros em 13 minutos.

Ao contrário de Aspen Mountain, Buttermilk é extremamente generosa com os iniciantes. É deles a área nobre: o cume da montanha.

Um emaranhado de pistas verdes, emolduradas por pinheiros e aspen trees (as acinzentadas e secas típicas árvores da região), oferecem diversão com visual de tirar o fôlego. Escolhida como palco do X-Games (realizado de 24 a 27 de janeiro), conta com uma área para manobras com mais de 100 recursos.

Já Aspen Highlands é a montanha a ser descoberta. Pouco frequentada pelos turistas, é a favorita dos locais -possui até um teleférico que liga a escola pública ao cume.

Compacta, é conhecida por dispor da pista mais assustadora de Aspen, a Highland Bowl. Para chegar a ela - uma double black diamond (preta dupla diamante, o que significa para nível totalmente avançado), é preciso pegar o teleférico que atinge o ponto mais extremo da montanha, a 3.777 m, e ainda caminhar 45 minutos.

BADALAÇÃO

Além de "The Bowl", como é chamada, outra atração única de Aspen Highland é o restaurante Cloud Nine (expressão que quer dizer extrema felicidade, como "estar nas nuvens").

O chalé se transforma em um dos locais mais animados de Aspen na hora do almoço. Quando menos se espera, a música aumenta e todos começam a dançar, inclusive, em cima das mesas.

Uma boa motivação para aprender a esquiar, já que para chegar até lá -ou melhor, para voltar à base-, é preciso enfrentar pistas azuis. Também é possível jantar a luz de velas. O acesso é feito via snowcat (trator de neve).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página