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Órgão de 2 t chegou sobre lombo de burros
Instrumento construído pelo alemão Arp Schnitger, em 1701, está na Sé de Mariana
Entre os órgãos das igrejas mineiras, não há nada que se compare ao instrumento instalado na Sé de Mariana.
O órgão de duas toneladas, feito em Hamburgo, na Alemanha, em 1701, cruzou o Atlântico após um período em que esteve em Portugal, chegando a Minas Gerais depois de uma longa viagem sobre lombo de burros.
Segundo o Arquivo Histórico Ultramarino, em Portugal, o instrumento foi desmontado e guardado "em 18 caixões numerados com as advertências precisas para se armar [na catedral da Sé de Mariana] e também em dez embrulhos grandes e pequenos numerados...".
Há 260 anos na Sé de Mariana, o órgão foi concebido por um dos mais relevantes construtores desse instrumento na Europa, o alemão Arp Schnitger. É um "Stradivarius" dos órgãos, segundo a instrumentista Elisa Freixo.
O exemplar de Mariana é considerado uma raridade, seja pelo seu tamanho imponente, seja pelas suas 1.039 flautas, cujos sons se expandem na potência acústica da nave ligeiramente inclinada.
A restauração do instrumento na Alemanha (foi devolvido a Mariana em 1984) incluiu a instalação dos teclados originais e dos foles manuais, de acordo com a concepção e os registros sonoros projetados por seu construtor no século 18.
REQUINTE BARROCO
A música religiosa do século 18 que ecoa dos quase mil tubos do órgão é o símbolo do requinte barroco e rococó oriundo da Europa e adaptado ao barroco de Minas.
Denota ainda a importância da música sacra na formação cultural do Estado.
Os concertos na Sé de Mariana acontecem às sextas, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, com ingresso a R$ 24.
Após uma apresentação dominical, didaticamente conduzida e que inclui peças de importantes compositores do século 18, como Bach, Elisa Freixo convida o público a se aproximar do instrumento, explicando detalhes por trás da engenharia sonora.
A vocação musical da cidade de Mariana, aliás, é ainda hoje marcante. No seu Museu da Música, estão arquivadas centenas de partituras, muitas datando do período colonial.