Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sossego rege a península de Galinhos

Região, que compreende praia de mesmo nome, além de Galos e Capim, está fora do mapa das áreas famosas

Viagem de quase duas horas em estrada de terra é recompensada pelas piscinas naturais, águas calmas e dunas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
NO RIO GRANDE DO NORTE

As praias do Capim, de Galos e de Galinhos, no município de Galinhos, península no litoral norte, têm barcos carregados de peixes e, em menor proporção, de turistas.

Ainda estão fora do mapa das áreas mais famosas.

O conjunto de praias que compõe a cidade mistura águas calmas e ondas com piscinas naturais e dunas. A subida, a pé, cansa, mas o visual, do alto, recompensa.

O sossego é outro prêmio em uma área que tem como transporte oficial barcos e pequenas charretes puxadas por jegues ou cavalos.

Para chegar, é preciso viajar quase duas horas por terra. O trabalho ao volante só chega ao fim na praia, onde um estacionamento gratuito mantido pela prefeitura recebe os carros.

O local funciona 24 horas e é ponto de partida dos 20 barcos que fazem a travessia do rio Aratuá -tem águas salgadas, mas é chamado de rio por ser calmo.

Os barcos também fazem passeios de cerca de cinco horas com direito à parada nas imediações de uma salina e na praia do Capim, onde está a paisagem mais bonita.

OSTRAS

Ao chegar, o viajante se depara com os buggies e com as dunas. E com Raimundo Carleano da Cruz, que trabalha como vigia à noite e, durante o dia, pesca ostras e atravessa o rio de canoa para vender as iguarias.

As ostras, aliás, são o carro-chefe dos cardápios dos estabelecimentos dessa área. Elas são conservadas em cestos de plástico, dentro do mar, e só saem de lá na hora do consumo.

Já em Galos, a pedida é a tainha. Aos 68 anos, dona Irene toca com as filhas e os netos um dos dois únicos restaurantes locais.

Há, porém, poucas opções de hospedagem na região. Em Galos, por exemplo, existe somente uma pousada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página