Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Partida
208 GTI 'BRASILEIRO' TERÁ 165 CV
Principal novidade da Peugeot no ano, o hatch 208 (a partir de R$ 39.990) chegou ontem às concessionárias da marca. Há mais uma novidade a caminho, com estreia marcada para 2013: a versão GTi.
Para fazer jus ao sobrenome esportivo, o modelo terá motor turbinado, câmbio manual de seis marchas, suspensão 8 mm mais baixa e amortecedores mais firmes. Rodas aro 17 com pneus largos e barras estabilizadoras são outros itens que ajudam a melhorar a aderência.
Segundo a Folha apurou, o 208 GTi vendido no Brasil deverá ter um acerto mecânico diferente do europeu.
A potência do motor 1.6 THP será reduzida de 200 cv para 165 cv, ficando igual a outros modelos topo de linha da Peugeot que utilizam conjunto mecânico semelhante. Isso fará com que a marca economize tempo e dinheiro com processos de homologação e testes.
O GTi será vendido em versão única (duas portas) e terá acabamento diferenciado, com detalhes vermelhos e cromados. O preço do esportivo francês deverá ficar entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, mesma faixa do Citroën DS3 (R$ 79,9 mil).
-
RUBRO-NEGRO
O Icona Vulcano será revelado este mês em Xangai. Além dos quase 900 cv, o esportivo promete pintura especial, que aparenta ser vermelha durante o dia e preta à noite
MINIMALISTA
O conceito Renault Twin-Z se destaca pelo painel futurista inspirado em elementos orgânicos; não há botões, e os sistemas são comandados por voz ou pelo "tablet" do console
-
"Brega em um carro de luxo é interior bege encardido. Para o uso diário, prefiro um com forração escura. E nada de misturar prateado com dourado no acabamento!"
FÁBIO ARRUDA
consultor de etiqueta
-
GRAXA
Tráfego intenso acelera o desgaste do automóvel?
1 - Sim, pois o veículo é submetido a condições mais severas de uso. O anda e para exige mais de sistemas como os freios e a embreagem. Os pneus também gastam mais na cidade, pelo excesso de curvas e manobras
2 - O consumo de óleo aumenta em situações de trânsito. Já desligar e ligar o veículo enquanto enfrenta um congestionamento pode prejudicar o motor de partida
Fonte: Leandro Vanni, engenheiro da DPaschoal
envie sua pergunta para veiculos@grupofolha.com.br
-
'Mesmo com IPI fixo, preço do carro novo deve subir'
Presidente da JAC Motors do Brasil, Sergio Habib prevê que o preço dos populares irá aumentar por causa da obrigatoriedade do ABS e do airbag.
(SUELI OSÓRIO)
Folha - Como o senhor vê o mercado com a prorrogação do IPI reduzido?
Sergio Habib - O bom do IPI fixo até o fim do ano é que o setor poderá trabalhar com previsibilidade. Acredito que, em 2013, as vendas ficarão ao redor de 3,6 milhões de unidades, como no ano passado. Não creio no crescimento de 3% ou 4% estimado pela Anfavea [associação das montadoras]. Até o fim deste ano, por lei, todos os carros terão de receber airbag e ABS. Isso irá gerar aumento de custos e, consequentemente, de preços.
Qual a situação da JAC?
A empresa hoje tem cota de 25 mil carros anuais. Neste ano e no próximo, vamos vender a nossa cota. Quando a fábrica abrir, no final de 2014, poderemos ser mais agressivos e atingir 1,5% do mercado brasileiro, ou seja, 60 mil a 70 mil carros por ano. Vamos produzir três compactos: um sedã, um hatch e um aventureiro. Todos com a mesma plataforma do J2 e do J3.
útil ou fútil?
Quem acha exótico que um carro seja equipado com massageador nos bancos precisa conhecer mais algumas excentricidades
O Bentley Flying Spur pode ser equipado com um porta-charutos, que é acomodado entre os assentos traseiros
O porta-joias é um dos compartimentos secretos do Rolls Royce Ghost, que custa cerca de R$ 2,5 milhões no Brasil
A linha 2013 do monovolume norte-americano Honda Odissey traz um aspirador de pó instalado no bagageiro
Educada, a Fiat 500l oferece cafezinho. a máquina é um item opcional na minivan europeia