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Novo C4 terá opção turbo e novo câmbio

Usado nos modelos da linha DS, motor 1.6 THP será opção ao 2.0 flex; nova caixa automática terá seis marchas

Sedã Citroën terá muitos itens de série para brigar em um segmento dominado pelas marcas japonesas

DE CÓRDOBA (ARGENTINA)

O novo Citroën C4 Lounge foi apresentado na China em 2012, onde chama-se C4L. A versão que será vendida no Brasil a partir do segundo semestre será produzida na fábrica argentina de El Palomar, cidade próxima a Buenos Aires.

Nos trechos de serra, os primeiros destaques ficam para a estabilidade e a dirigibilidade do novo modelo, superiores às do Pallas.

O silêncio a bordo e a sensação ao dirigir são claramente diferentes -e melhores. Mesmo com 15 cm a menos de comprimento em comparação ao antecessor, o espaço para passageiros no banco traseiro continua o mesmo. Quem perdeu foi o porta-malas, que ficou menor, mas ainda adequado a um sedã médio.

Os carros pré-série testados foram preparados para o mercado argentino. A primeira versão avaliada tinha o mesmo motor 2.0 do Pallas, porém movido apenas a gasolina. No Brasil, essa opção é flex e tem 153 cv.

A grande novidade da linha será a estreia do 1.6 THP (165 cv), o motor turbo que equipa os Citroën da linha DS vendidos no Brasil.

SEIS MARCHAS

Outro componente que chega à família C4 é o câmbio automático de seis marchas, substituto da transmissão de quatro velocidades atual, que não deixará saudades. A nova caixa equipará também versões 2.0 flex dos Peugeot 308 e 408.

As versões mais caras do novo C4 saíram-se bem nas curvas rápidas devido às rodas de 18 polegadas (em versões mais simples, são aro 17). Resta saber como será o comportamento desse conjunto nas estradas brasileiras.

Não faltam recursos eletrônicos, sempre mais numerosos nas versões topo de linha. Há ar-condicionado com regulagens independentes para motorista e carona, teto solar elétrico e navegação por GPS com tela multifuncional. São itens mais interessantes do que, por exemplo, o volante de cubo central fixo do modelo Pallas.

Contudo, nem todos os equipamentos do C4 Lounge estão definidos, bem como o preço. O carro passa pelos ajustes finais, e a Missão Ombú B73 faz parte dessa fase.

A Citroën queria escutar as opiniões de engenheiros e jornalistas sobre o carro que irá disputar um segmento dominado pelos sedãs de marcas japonesas. Há tempos, Honda Civic e Toyota Corolla alternam-se no topo do ranking de vendas.

Hoje, o C4 Pallas é vendido a preços promocionais para zerar o estoque. Após seis anos de mercado, esse sedã perdeu o encanto. O novo modelo irá recolocar a marca na briga, em uma faixa de preço cujos valores iniciais beiram os R$ 70 mil.

Já o C4 hatch atual, que foi lançado no Brasil em 2009, deverá continuar sem grandes mudanças ainda por um bom tempo, segundo a Citroën.


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