Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

teste folha mauá

Peugeot quer resgatar imagem com 208

Hatch inova na posição de dirigir e apresenta recursos que o colocam em destaque no segmento dos compactos

Os números de desempenho ficaram próximos aos obtidos pelos concorrentes de motorização similar

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

O Peugeot 208 mereceu alguns minutos extras de atenção na garagem. Seus detalhes mostram que, após anos estacionada sobre a linha 206 (que depois foi rebatizada como 207), a marca apresenta algo de novo no segmento dos compactos.

Detalhes como o recorte "bumerangue" das lanternas e o uso de cromados pela carroceria, por exemplo, mostram preocupações que pareciam esquecidas --e quem gosta de carros de origem francesa curte essas bossas.

Por dentro, mais novidades: o motorista enxerga o quadro de instrumentos por sobre o volante, que é pequeno e vertical. Há regulagens de altura e de profundidade da coluna de direção.

A posição de dirigir lembra a de modelos esportivos, onde o assento é baixo e as pernas vão um pouco esticadas.

Feito o primeiro contato, é hora de ir para a pista. Lá, a versão 1.5 (93 cv) mostrou que nasceu para o meio urbano. Os números de desempenho e de consumo ficaram próximos aos obtidos pelos concorrentes de motorização similar, como o Citroën C3 Origine (R$ 39.990) e o Fiat Punto Attractive (R$ 39.610).

Todas as versões do 208, cujo preço começa em R$ 39.990, trazem direção assistida, ar-condicionado e acionamento elétrico das travas das portas e dos vidros dianteiros. Contudo, é o pacote da opção Allure (R$ 45.990) que faz o compacto parecer especial.

Nessa configuração, a tela do sistema de som é sensível ao toque. Posicionada no topo do painel, tem bordas cromadas e mostra a temperatura externa, as informações da mídia em uso (rádio, equipamentos auxiliares ou navegação por GPS) e os dados do computador de bordo. As rodas são de liga leve, aro 15.

O teto panorâmico é outro item de destaque. Basta abrir a cortina de acionamento manual para que o sol de outono invada a cabine.

Quem quiser mais terá de migrar para a opção Griffe 1.6 (a partir de R$ 50.690), que, além do motor de 122 cv, traz rodas maiores (aro 16), acendimento automático dos faróis e ar-condicionado digital, entre outros itens. Mas nesse caso, vale olhar para o hatch médio 308, cuja versão de entrada tem o mesmo motor e custa R$ 50.990.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página