Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Peças e acessórios

Escapamento requer cuidado contra corrosão

RICARDO RIBEIRO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O sistema de escapamento tem como função principal a eliminação dos gases gerados na queima do combustível. A combustão também libera água, que oxida a tubulação.

Motoristas costumam lembrar do escapamento apenas quando o equipamento começa a fazer barulho. Mas é importante ficar atento à manutenção do sistema para evitar prejuízos, principalmente depois da popularização dos motores flex.

"O etanol oferece um pouco mais de risco para o escapamento por liberar mais água na combustão", alerta César Samos, consultor técnico da Bosch.

GASOLINA ADULTERADA

A quantidade de água liberada pode ser maior se o combustível estiver adulterado. Além disso, existe o risco causado pela presença de aditivos irregulares.

"Água, solvente ou qualquer outro produto adicionado irregularmente à gasolina ou ao etanol aumenta muito a corrosão do sistema, devido ao acúmulo de líquido e aos gases mais agressivos resultantes da queima", explica o engenheiro Henry Grosskopf, gerente de engenharia da Tuper, fabricante de escapamentos e catalisadores.

Alguns componentes do escapamento são feitos com chapa de aço inoxidável, como o catalisador. Outras partes são compostas por aço galvanizado -daí a preocupação com a corrosão.

"Rodar apenas em trajetos curtos também é ruim, porque o tempo não é suficiente para o sistema aquecer completamente e os gases condensam na tubulação fria", afirma Grosskopf.

BARULHO

Falhas no sistema podem deixar o veículo ruidoso. Por isso, o sistema de escapamento deve seguir um programa de manutenção e vistoria (veja no quadro ao lado).

Fixadores e abraçadeiras são os principais itens a serem verificados, e o ideal é procurar uma oficina especializada em escapamentos. Caso seja necessário substituir algum componente, é importante checar a marca e a procedência das peças. Segundo especialistas, as partes desgastadas não podem ser reparadas e devem ser substituídas.

"O escapamento em bom estado contribui para o bom o funcionamento do motor e para a manutenção de um consumo de combustível adequado", orienta Ricardo Dilser, consultor técnico da Fiat.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página