Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Farol alto

Novos ciclos

Junho, julho e agosto deverão registrar queda nas vendas em comparação ao mesmo período de 2012

O ano começou com os novos hatches compactos travando uma disputa e tanto. O Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 monopolizaram as atenções durante a maior parte do primeiro semestre, e agora é a vez de Ford New Fiesta e Peugeot 208 lutarem pelo seu quinhão.

A renovação desse segmento mostra o quanto a indústria vive de ciclos. Há pouco mais de um ano, o segmento em ebulição era o de sedãs médios. Novidades como Volkswagen Jetta, Peugeot 408 e Chevrolet Cruze chegaram quase ao mesmo tempo às concessionárias.

Entre 2014 e 2015, será a vez dos utilitários compactos. As marcas preparam uma boa leva de lançamentos para quem gosta de suspensão elevada para enfrentar os buracos de cada dia.

Contudo, há um outro ciclo a caminho: a ressaca pós-IPI. Os meses de junho, julho e agosto deverão registrar queda nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os primeiros cinco meses de 2013 foram bons para o mercado automotivo. Em 2012, os fabricantes andavam aos prantos nessa mesma época, pois o crédito restrito e as crises internacionais travaram as vendas. Os estoques cresciam nos pátios.

Porém, em maio do ano passado, a redução nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a ação dos bancos públicos e das instituições financeiras associadas às montadoras fizeram o consumidor correr às lojas.

Os três meses seguintes foram de esplendor: sai o estoque, entra a fila de espera.

Agora, o cenário é um pouco diferente. O mercado segue em bom ritmo, mas será difícil superar os resultados obtidos entre junho e agosto de 2012. As promoções oferecidas por quase todas as marcas são um sinal de que os fabricantes estão se adequando à nova fase.

Ainda assim, 2013 deverá fechar com um novo recorde de produção e vendas. E os ciclos de produtos seguirão seu rumo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página