Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mini Paceman conversa com o motorista

Maior cupê da marca inglesa chega ao país com sistema que palpita sobre o modo de condução e reclama do clima

Modelo tem carroceria de três portas, motor 1.6 turbo (184 cv) e câmbio automático; preço é de R$ 139.950

FELIPE NÓBREGA DE SÃO PAULO

Para marcar o lançamento do Paceman no Brasil, a Mini caracterizou uma unidade do cupê com focinheira presa ao capô. No vidro, uma placa contextualiza a brincadeira: "Cuidado, carro que morde", numa referência aos 184 cv do motor 1.6 turbo.

Mas a agressividade do modelo para por aí. A carroceria de linhas arredondadas e o painel central com silhueta semelhante à cabeça do Mickey Mouse mostram o verdadeiro espírito do produto.

Ao pressionar o botão de partida, o motorista toma um susto. Uma voz de personagem de desenho animado comemora pelos alto-falantes Harman/Kardon: "Iu-rú!!! Que bom que você voltou". É o motor animado para dar uma volta.

Logo em seguida, a "carroceria" percebe que o ar-condicionado é ligado na potência máxima. Nesse momento, uma voz feminina solta algo como "ótima ideia, pois está mesmo muito calor hoje" -- as falas são todas em inglês.

Engenheiro da marca, Carlos Briselli explica que existem centenas de falas gravadas e que os diálogos levam em consideração informações do computador de bordo e dos sensores espalhados em vários pontos do carro.

"Se o motor estiver frio e o motorista acelerar mais forte, o personagem que representa o motor irá tossir e aconselhar o condutor a esperar a temperatura chegar ao ponto ideal para não elevar demais o consumo", conta.

Até o sistema de informação de bordo segue a linha do bom humor. Caso comece a chover e o limpador de para-brisa não seja logo acionado, por exemplo, aparece na tela um Paceman estilizado com um guarda-chuva.

Segundo a Mini, essas tecnologias ajudam a amenizar o estresse no trânsito.

Para acessar esses recursos e também conectar-se às mídias sociais ou ao rádio via internet, é preciso ter um iPhone ligado ao veículo. Os aplicativos são gratuitos.

Cerca de 25 cm menor que o Range Rover Evoque, o Mini Paceman sai por R$ 139.950.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página