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Apesar de custarem mais que muitos modelos médios, carros compactos superequipados ganham força no mercado nacional
Em um dia de chuva, Marcelo Silva, 26, perdeu o controle de seu carro e rodou na pista. O analista de sistemas saiu ileso da situação, e também mais exigente: decidiu que seu próximo veículo teria um pacote de segurança completo.
"Fiz questão de um modelo que viesse com controle eletrônico de estabilidade e tivesse airbags frontais e laterais", diz Silva.
Caso fizesse essa escolha há dois ou três anos, o analista de sistemas teria de optar por um carro médio topo de linha, cujo preço beiraria os R$ 70 mil. Hoje, porém, há uma série de modelos menores bem equipados.
São os compactos premium, pequenos no tamanho e grandes no preço -as versões topo de linha chegam a custar mais que os veículos de entrada do segmento imediatamente superior.
"Paguei R$ 51.490 pelo meu Ford New Fiesta Titanium, que veio com os equipamentos que eu procurava. O Focus GLX custaria praticamente o mesmo, mas não teria airbags laterais, controle de estabilidade nem bancos de couro", conta Silva.
O analista de sistemas reflete um novo comportamento de compra no Brasil, que tem desafiado os departamentos comerciais e de marketing dos fabricantes que definem qual será o mix de vendas.
A Peugeot, por exemplo, esperava que 75% dos 208 vendidos teriam motor 1.5 (versões Active e Allure). Os outros 25% caberiam à opção Griffe, que tem motor 1.6 16v e custa a partir de R$ 50.690.
Contudo, os carros mais potentes e equipados responderam por 40,3% das vendas desde o lançamento do hatch. A marca teve de modificar a programação da fábrica para atender à demanda.
TETO E GPS
Acima do 208 está o hatch médio 308, cujo preço começa em R$ 52.990. Porém, se o cliente quiser itens como teto panorâmico e navegação por GPS -disponíveis na versão Griffe do compacto- terá de optar por uma configuração mais cara, como a Allure 2.0 completa (R$ 61.490).
"Os carros atendem a públicos diferentes. Quem opta pelo 308, por exemplo, precisa de mais espaço. Já o 208 oferece itens que interessam a quem já teve modelos pequenos e deseja dar um passo adiante sem ter de optar por um carro maior", avalia Sergio Davico, gerente de marketing de produto da Peugeot.