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Falta de ruído é o que há de mais estranho em um veículo elétrico

Em movimento, 500e é semelhante às versões com motor flex

DO ENVIADO A MICHIGAN (EUA)

O Fiat 500e é bem parecido com as versões flex à venda no Brasil. Entretanto, é preciso habituar-se ao silêncio a bordo. O único barulho ouvido é o som dos pneus rolando sobre o asfalto.

A ausência de marchas também causa estranheza. No começo, espera-se por um pequeno tranco a qualquer momento, mas ele não existe.

Como o motor elétrico tem uma faixa ampla de rotações, o "câmbio" tem marcha única, e o Fiat acelera com a mesma disposição em qualquer velocidade. Ao contrário dos motores convencionais, o torque é constante em qualquer rotação ou velocidade.

É preciso ficar atento aos indicadores de carga da bateria. O ideal é manter o funcionamento entre as faixas verde e azul indicadas no painel digital. Dirigir por muito tempo com o marcador na luz vermelha é certeza de ficar sem energia precocemente.

Em um trecho de maior velocidade e com alguns aclives, o percentual de carga começou a baixar rapidamente. Foi necessário diminuir o ritmo para não ficar pelo caminho, pois ainda faltava um bom trecho até o fim da avaliação.

NA TOMADA

Para recarregar a bateria, é necessário plugar o carro por cerca de quatro horas em uma tomada de 220/240 V. O tempo é bem maior caso a rede seja de 110/120 V: quase 24 horas, segundo a fabricante.

O grupo Fiat-Chrysler calcula que o custo por quilômetro rodado com o 500e será de, no máximo, 20% do que é desembolsado para rodar com gasolina nos EUA.

A economia é uma grande vantagem, mas o fato mais interessante é o desempenho semelhante ao de um compacto com motor a combustão.

APARATOS

As maiores diferenças estão no desenho. Além do painel repleto de marcadores exclusivos do carro elétrico, há alguns aparatos instalados na carroceria que ajudam a melhorar a aerodinâmica, como grade redesenhada e um discreto aerofólio.

O carro tem ar-condicionado e sistema de som, itens que roubam um pouco de energia, mas transformam o 500e em uma boa opção para o uso urbano.


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