Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lifan lançará sedã compacto no Brasil

Chamado 530, modelo chinês terá motor a gasolina e irá concorrer com os conterrâneos JAC J3 Turin e Chery Celer

Avaliação mostrou que a novidade tem as mesmas qualidades e também alguns defeitos de seus principais rivais

SUELI OSÓRIO ENVIADA ESPECIAL A CHONGQIN (CHINA)

A chinesa Lifan irá intensificar os investimentos no Brasil e prepara o lançamento de quatro novos modelos até o fim de 2014. O mais importante para a marca é o sedã compacto 530, que chega no primeiro semestre.

O automóvel tem motor 1.5 16v movido apenas a gasolina (103 cv). O câmbio é manual, de cinco marchas.

Em um teste realizado na pequena pista da fábrica, que fica na província chinesa de Chongqin, o 530 mostrou as mesmas qualidades --e também alguns defeitos-- de outros carros chineses de seu segmento, como o JAC J3 Turin e o Chery Celer.

O motor Lifan proporcionou boas saídas, sempre ajudado pelo câmbio de engates fáceis. O desenho da carroceria também é interessante, mas o acabamento da cabine poderia ser melhor. Havia peças de plástico mal encaixadas, e foi possível ouvir ruídos internos ao passar por irregularidades da pista.

POTENCIAL DE MERCADO

A marca ainda não fala em preços, mas é provável que o sedã 530 custe cerca de R$ 37 mil, mesma faixa do J3 Turin (R$ 37.990) e do Fiat Grand Siena 1.4 (R$ 37.470).

O Lifan chegará ao Brasil com airbag duplo, ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, freios ABS e acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores.

A marca prepara o lançamento de outros modelos no mercado nacional. A picape compacta Foison chega até o fim do ano para disputar mercado com outros utilitários chineses, como a Changan Mini Star (R$ 25,9 mil).

A versão automática do utilitário esportivo X60 chega no início de 2014. No segundo semestre, será a vez do sedã médio 630, que substituirá o 620.

O hatch compacto 330 também está na lista de lançamentos, mas sem data definida. Trata-se do substituto do 320, que ficou conhecido como cópia do BMW Mini.

A segunda geração do modelo chinês ganhou nova frente, mas também não tem nada de original: é "inspirada" no Fiat 500L.

Com as novidades, a Lifan espera emplacar de 12 mil a 15 mil unidades no próximo ano. Parte dos modelos é produzida no Uruguai. A linha de montagem está sendo ampliada para atender as exigências de conteúdo local estabelecidas pelo programa Inovar-Auto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página