Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Opinião de clientes define futuro dos carros

A Folha participou de duas clínicas de modelos que estão em diferentes fases de aprovação para venda no Brasil

Etapas de avaliação incluem comparações com modelos rivais; observadores gravam as reações do público

FELIPE NÓBREGA DE SÃO PAULO

Uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de um automóvel também é uma dos processos menos divulgados pelas montadoras: as clínicas secretas.

Nelas, potenciais clientes são convidados a ter contato com um carro que será lançado futuramente. O propósito é que essas pessoas palpitem sobre diversos aspectos e ajudem a nortear os projetistas.

"As clínicas são promovidas em diferentes fases do desenvolvimento, que começam quatro anos antes e terminam semanas antes da estreia do veículo no mercado", explica Glaucia Krefer, chefe de marketing de produto da Renault.

Mesmo carros importados costumam passar pelo crivo de clientes locais.

"O para-choque do sedã C4 Lounge foi reformulado, pois, diferentemente do público chinês, o latino pediu linhas mais suaves e cromados finos", diz Daniel Nozaki, gerente de design da Citroën.

Até o preço costuma ser definido nesses encontros fechados. Caso o consumidor enxergue o estreante como superior em relação aos rivais, a montadora tenderá a posicioná-lo acima na tabela.

A Folha participou de duas clínicas de modelos inéditos no país e revela como elas funcionam.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página