Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hatches de luxo só são parecidos no preço

Com propostas distintas, DS5, V40 e A3 Sportback custam quase R$ 130 mil, mais do que muitos sedãs premium

Modelo Citroën é para quem não teme chamar a atenção; Audi e Volvo são mais discretos

DE SÃO PAULO

"Procurava um carro sofisticado que tivesse a dirigibilidade de um hatch e a habitabilidade de uma perua, mas que não fosse tão grande", conta o advogado José Soares, 55, dono de um Citroën DS5.

O modelo de luxo francês, assim como o recém-lançado Volvo V40 e o Audi A3 Sportback, são exemplos de que essa mistura pode render bons frutos --sem precisar legitimar a ousadia com uma suspensão elevada e visual "off-road", como a maioria dos crossovers.

Apesar de estarem na mesma faixa de preço (entre R$ 120 mil e R$ 130 mil), os carros deste comparativo mostraram características bem distintas.

Próprio para quem gosta de chamar a atenção no trânsito, o Citroën mais parece uma nave espacial.

Sensação que se repete na cabine, com botões que ocupam até o teto. O problema é que a disposição deles é pouco intuitiva.

A qualidade dos materiais empregados no acabamento é outro diferencial do DS5, com apliques em alumínio e o mesmo tipo de couro usado em modelos Maserati, por exemplo.

A parte mecânica é similar a do novo C4 Lounge THP, que custa cerca de R$ 50 mil a menos. Ambos usam o motor 1.6 turbo de 165 cv e têm caixa automática de seis velocidades.

ALEMÃO

Para quem procura um carro mais refinado do ponto de vista dinâmico, o A3 Sportback 1.8 TFSi (180 cv) é a melhor opção.

No teste Folha-Mauá, o hatch alemão foi mais econômico e rápido até que o Volvo V40, que usa motor maior (2.0 turbo com cinco cilindros).

O trunfo do Audi está em sua nova plataforma, que é 90 kg mais leve que a da geração anterior, e no câmbio automático de sete marchas --uma a mais que o dos rivais.

O A3 é o carro o que melhor recebe o motorista. No entanto, carece de forração de couro nos bancos e de sensor de estacionamento traseiro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página