Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Golf mostra lado racional da modernidade
Nova geração do hatch da VW desembarca da Alemanha no fim deste mês com visual discreto, mas muita tecnologia
Meta da Volkswagen é desbancar o Focus, atual líder do segmento; modelo da Ford também será renovado em agosto
Luiz Alberto Veiga, diretor de design da Volkswagen no Brasil, definiu o novo Golf como "simples e racional". Diante das siglas que sintetizam as tecnologias da nova geração do modelo, entre elas o DAS (detector de fadiga) e o PA (assistente de estacionamento automático), é difícil acreditar que o executivo realmente pense assim.
O hatch médio tem mais de 30 anos de história e é o carro-chefe de vendas da marca no mundo. Basta dirigi-lo para compreender como um veículo pode ser racional sem perder sofisticação.
O desenho está mais esportivo que o das últimas duas gerações (que não chegaram ao Brasil). Na cabine, o painel central tem uma tela sensível ao toque, voltada para o motorista.
O pacote de segurança do Golf evoluiu. Há sete airbags, controles de estabilidade e de tração e um mecanismo que alerta quando há perda de pressão dos pneus. Todos serão oferecidos de série, assim como a tecnologia start-stop, que desliga temporariamente o motor em paradas rápidas para economizar combustível.
Há também opcionais como o sistema de proteção pró-ativo, que prepara freios, sobe vidros e tensiona cintos de segurança ao perceber uma situação de emergência.
O piloto automático inteligente também deve pesar no bolso. O equipamento só chega em 2014, mas pode ser uma ótima pedida para cidades com trânsito. Como reconhece automaticamente a desaceleração do carro logo à frente, pode frear o Golf sem a intervenção do motorista.
DE OLHO NA LIDERANÇA
O motor turbo (140 cv) responde rápido e, segundo a Volkswagen, é capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em 8,4s. A direção elétrica e o câmbio automático de sete velocidades, disponível como opcional por R$ 7.000, reforçam a esportividade.
Ao motorista que desfruta o conjunto, a sensação é de que se está sempre dirigindo a passeio --não importa se rápido ou devagar.
A marca espera conquistar o público oferecendo tecnologia para o segmento a um preço inicial de R$ 67.990 (câmbio manual). A meta é bater Ford Focus e Chevrolet Cruze para liderar o segmento.
Para isso, a Volkswagen terá de encontrar consumidores dispostos a pagar até R$ 92.990 pelo 1.4 automático com todos os opcionais, ou entre R$ 94,9 mil e R$ 125.990 pela versão 2.0 GTI (220 cv).
O novo Golf virá da Alemanha e chegará às lojas a partir do dia 27, mas a VW pretende produzi-lo no Brasil em um futuro não muito distante. Enquanto isso não acontece, o modelo antigo (de quarta geração) continua sendo vendido no país.