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Golf mostra lado racional da modernidade

Nova geração do hatch da VW desembarca da Alemanha no fim deste mês com visual discreto, mas muita tecnologia

Meta da Volkswagen é desbancar o Focus, atual líder do segmento; modelo da Ford também será renovado em agosto

GABRIEL BALDOCCHI ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

Luiz Alberto Veiga, diretor de design da Volkswagen no Brasil, definiu o novo Golf como "simples e racional". Diante das siglas que sintetizam as tecnologias da nova geração do modelo, entre elas o DAS (detector de fadiga) e o PA (assistente de estacionamento automático), é difícil acreditar que o executivo realmente pense assim.

O hatch médio tem mais de 30 anos de história e é o carro-chefe de vendas da marca no mundo. Basta dirigi-lo para compreender como um veículo pode ser racional sem perder sofisticação.

O desenho está mais esportivo que o das últimas duas gerações (que não chegaram ao Brasil). Na cabine, o painel central tem uma tela sensível ao toque, voltada para o motorista.

O pacote de segurança do Golf evoluiu. Há sete airbags, controles de estabilidade e de tração e um mecanismo que alerta quando há perda de pressão dos pneus. Todos serão oferecidos de série, assim como a tecnologia start-stop, que desliga temporariamente o motor em paradas rápidas para economizar combustível.

Há também opcionais como o sistema de proteção pró-ativo, que prepara freios, sobe vidros e tensiona cintos de segurança ao perceber uma situação de emergência.

O piloto automático inteligente também deve pesar no bolso. O equipamento só chega em 2014, mas pode ser uma ótima pedida para cidades com trânsito. Como reconhece automaticamente a desaceleração do carro logo à frente, pode frear o Golf sem a intervenção do motorista.

DE OLHO NA LIDERANÇA

O motor turbo (140 cv) responde rápido e, segundo a Volkswagen, é capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em 8,4s. A direção elétrica e o câmbio automático de sete velocidades, disponível como opcional por R$ 7.000, reforçam a esportividade.

Ao motorista que desfruta o conjunto, a sensação é de que se está sempre dirigindo a passeio --não importa se rápido ou devagar.

A marca espera conquistar o público oferecendo tecnologia para o segmento a um preço inicial de R$ 67.990 (câmbio manual). A meta é bater Ford Focus e Chevrolet Cruze para liderar o segmento.

Para isso, a Volkswagen terá de encontrar consumidores dispostos a pagar até R$ 92.990 pelo 1.4 automático com todos os opcionais, ou entre R$ 94,9 mil e R$ 125.990 pela versão 2.0 GTI (220 cv).

O novo Golf virá da Alemanha e chegará às lojas a partir do dia 27, mas a VW pretende produzi-lo no Brasil em um futuro não muito distante. Enquanto isso não acontece, o modelo antigo (de quarta geração) continua sendo vendido no país.


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