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Teste Folha-Mauá
Mania de grandeza
BMW 640i quer ser o meio-termo entre sedã de luxo e cupê esportivo, mas é exageradamente longo --e caro
Tudo começou com o Mercedes CLS, há quase dez anos. O carro desenhado por Gorden Wagener inaugurou o segmento dos cupês de quatro portas, que tentam unir o conforto de veículos altamente luxuosos à índole dos automóveis esportivos. Todas as montadoras alemãs aderiram, e a BMW chegou por último à turma.
As expectativas eram grandes, pois os engenheiros da Bavária fazem alguns dos melhores sedãs do momento, como o Série 3 e o Série 5. O mesmo equilíbrio dinâmico está presente no 640i Gran Coupé, mas o exagero nas medidas compromete o conjunto.
Com 5,01 m de comprimento (2,97 m de distância entre-eixos), esse BMW é o maior de seu segmento. E tamanho não é documento quando o assunto é esportividade.
LUZES E APITOS
O teto em arco e a posição envolvente dos comandos passam a impressão de se estar em um carro menor. Contudo, a sensação desfaz-se diante da primeira vaga, quando a parafernália eletrônica vira item indispensável. Apitos, imagens e luzes ajudam o motorista a não raspar no vizinho de garagem.
Depois de estacionar, vem o segundo desafio: descer do carro. Além de longo, o 640i é tão largo quanto uma picape média. É preciso delicadeza para abrir a porta em uma vaga paralela (típica dos shoppings) sem atingir o veículo alheio.
A solução é fugir para a estrada, onde o BMW reverte as impressões negativas que deixou no início. A distribuição de peso e os controles de estabilidade e tração fazem o carro parecer à prova de barbeiragens.
Na pista de testes, o 640i mostrou sua verve esportiva. Chegou aos 100 km/h em 6s e foi tão rápido nas retomadas quanto o sedã médio 335i, referência em desempenho entre os modelos da marca.
Entretanto, o Gran Coupé é bem mais opulento. Seu interior poderia ser exibido em uma loja de sofás de grife --o couro não tem manchas ou imperfeições e suas costuras são simétricas. Nem o sedã Série 7, o mais luxuoso dos BMW, parece tão suntuoso.
O preço disso tudo é elevado: R$ 399.950, bastante superior ao pedido pelos concorrentes Mercedes CLS 350 (R$ 305,5 mil) e Audi A7 3.0 (R$ 345,2 mil).
Pelos inconvenientes causados pelo tamanho e por custar mais que os rivais, o 640i é uma das opções menos atraentes da linha BMW. As qualidades desse carro são comuns a outros modelos da marca, que oferecerem o mesmo por menos.
O sedã médio-grande 535i, por exemplo, traz desempenho e conforto semelhantes por R$ 100 mil a menos. O desenho da carroceria é mais sóbrio, mas o motorista nem irá se lembrar disso quando descobrir que o carro é tão esportivo quanto o "primo" bonitão Gran Coupé.