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Número da sorte

Testamos o novo 308, que tem a missão de salvar a Peugeot na Europa, mas ainda está longe do Brasil

FERNANDO VALEIKA DE BARROS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CANNES

Esperada para 2016 no Brasil, a nova geração do Peugeot 308 acaba de estrear na Europa, onde a Folha testou o modelo com exclusividade.

A pressa de lançar o carro no Velho Continente tem uma razão: a crise na zona do euro fez as vendas do antigo 308 despencarem. Na França, por exemplo, o recuo foi de 37%.

A atualização de outros hatches médios, como o VW Golf, também contribuiu para que a Peugeot acelerasse o calendário. Mesmo assim, não havia margem para erros.

Com 4,25 m de comprimento, o novo 308 perdeu cerca de 4 cm de espaço para as pernas dos ocupantes. Em compensação, a carroceria ganhou estilo mais esportivo e ares tecnológicos.

O acabamento interno ficou caprichado, com a utilização de materiais de melhor qualidade. Há ainda volante achatado e revestido de couro, alavanca do câmbio com manopla de alumínio e painel modernoso, com direito a multimídia com tela de quase 10 polegadas (20% maior que a média do segmento).

Para melhorar o desempenho, a solução foi usar uma plataforma nova, a EMP2. Com ela, o centro de gravidade foi rebaixado, deixando o carro mais estável em curvas.

Graças à utilização de alumínio em partes estratégicas, como o capô, o 308 europeu emagreceu' 140 quilos.

Com engates curtos, o câmbio de seis marchas manual casa bem com o motor 1.6 a gasolina (125 cv e 20,2 kgfm de torque), de funcionamento silencioso na estrada e que trabalha bem desde baixos regime de rotação. Esquisito só o conta-giros, cuja escala tem sentido oposto ao usual.

As virtudes do Peugeot europeu sobressaem-se na cidade. A direção com assistência elétrica e a câmera de ré ajudam nas manobras e compensam a falta de sistemas que podem estacionar o carro sem a intervenção do motorista.

Há uma ampla oferta de itens de segurança, como os controles de estabilidade e os alertas de colisão e de frenagem de emergência.

O sistema Start & Stop, que interrompe temporariamente o funcionamento do motor em congestionamentos e paradas no semáforos, ajudando a economizar combustível, está disponível somente na versão a diesel.

A Peugeot promete lançar em breve um novo motor 1.2 turbo de três cilindros a gasolina, com até 130 cv e baixa emissão de poluentes.

Esse propulsor tem chance de cruzar o Atlântico e chegar ao Brasil, pois o programa Inovar-Auto prevê incentivos às montadoras que investirem em tecnologias que reduzam o consumo.

Apesar da chegada do novo 308 na Europa, o modelo sul-americano não mudará tão cedo. A Peugeot do Brasil afirma que "ainda tem muitas novidades para serem apresentadas no modelo atual, como a versão 2.0 flex com caixa automática de seis velocidades".


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