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Nascida para as pistas de terra, a excêntrica Harley XR 1200X quer virar lenda ao se aposentar no Brasil no fim deste ano

GUILHERME SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Jeitão de poucos amigos e motorzão envenenado de 92 cv são os ingredientes que fazem da Harley XR 1200X uma moto de tocada singular.

Faziam, pois o modelo deixou de ser fabricado nos EUA. As últimas unidades zero-quilômetro estão à venda no Brasil e devem virar relíquia.

A Folha testou a moto, que descende das míticas Harleys dos anos 1970 feitas para dirt-track, cultuadas corridas em circuito oval de terra.

A atual, apesar do estilo, está longe de ser uma "chopper" autêntica. Tampouco é uma esportiva pura. Mas seu preço está 7% acima da irmã 1200 Custom --custa a partir de R$ 37,4 mil.

Espécie de ovelha negra da família, a XR envelheceu após a renovação de outros modelos da Harley, o que acelerou a sua aposentadoria.

Das irmãs de berço, a "X" só herda o motor V2 refrigerado a ar (que esquenta bastante) e os comandos firmes da embreagem e do câmbio, um tanto inconvenientes para seu uso diário urbano.

ESPINGARDA CANO DUPLO

O banco é alto e duro, e a posição de "pilotar" não favorece os menos atléticos. Além disso, o motor de 1.200 cc gosta de girar alto. Abaixo de 2.500 rpm, ele reclama e é pouco suave, bem diferente de uma custom comum.

Parte do desconforto, porém, é compensado pelo escape tipo espingarda de cano duplo, que sabe roncar alto como o das mais brabas Harley-Davidson.

Outro destaque do modelo fica por conta do painel, que incorpora conta-giros analógico e velocímetro digital --quase uma heresia para os puristas da marca.

O acabamento, por outro lado, mantém a tradição: é caprichado e minimalista, com pintura em preto fosco em boa parte das peças mecânicas.

A suspensão traseira Showa traz sistema bichoque, com úteis regulagens por meio dos reservatórios a gás. Na dianteira, há parrudas bengalas invertidas. Firme, o sistema permite contornar curvas com segurança. Até mesmo por causa dos largos pneus e das pedaleiras mais altas.

Mesmo "fortinha" (são 260 kg), a XR mostra ser obediente em desvios rápidos de trajetória e é uma das únicas HD a superar os 190 km/h de máxima. Mas não há freios ABS nem como opcionais.

Em resumo, a XR foi feita para agradar a excêntricos e, neste momento, promete virar uma lenda do mundo das duas rodas em pouco tempo.


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