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Farol alto

Em suaves prestações

Os preços dos automóveis não devem cair, mas haverá cada vez mais planos atraentes de compra

Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, acredita que o mercado brasileiro de carros crescerá pouco em 2013, cerca de 0,5% em comparação ao ano passado. Hoje, essa é uma visão otimista. As expectativas foram revistas mês a mês neste segundo semestre, sempre para baixo.

Crise? Longe disso. Se o resultado de 2012 for repetido, com cerca de 3,8 milhões de veículos comercializados (caminhões inclusos), o país continuará entre as potências do setor. Contudo, a desaceleração causa calafrios nos executivos.

O presidente da GM nacional deu seu palpite de crescimento durante a apresentação de novos planos de financiamento da Chevrolet, que volta a atuar no setor de crédito.

Os modelos propostos têm juros reduzidos, incluem planos de revisão do carro e deixam uma parcela gorda -e renegociável- para o fim do contrato, de modo a baixar o valor de entrada e as prestações.

O objetivo é claro: oferecer facilidades na tentativa de fidelizar clientes. As marcas se preparam para um futuro de concorrência acirrada, devido à nova leva de fabricantes nacionais.

Os preços não devem cair, mas haverá cada vez mais planos atraentes de compra, como o parcelamento sem juros.

As fabricantes estarão sempre dispostas a conceder bonificações que estimulem vendas e os bancos vinculados às empresas do setor terão taxas amigáveis mesmo fora dos períodos de "desova", quando chega a hora de reduzir os estoques.

Bom para quem compra, preocupante para quem vende e produz. Com mais opções na mesma faixa de preço, o consumidor fica mais exigente. Para agradá-lo, as marcas precisam investir pesado, antecipar lançamentos e ser ágeis para adequar seus produtos aos novos desejos.

Dessa forma, o produto que foi mal recebido muda em poucos meses, para tentar virar o jogo. O que faz sucesso logo ganha novos membros na família, com variações de carroceria e versões diferenciadas. O consumidor que age sem pressa e dedica tempo para comparar as opções disponíveis tem tudo para fazer um bom negócio.


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