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i3 ajusta autonomia ao modo de condução

Distância que BMW percorre com uma carga depende também do relevo; em pista plana, compacto roda até 160 km

Postos de recarga em shoppings e garagens deverão ser criados no país para receber esse novo tipo de carro

ENVIADO ESPECIAL A AMSTERDÃ

A carroceria do BMW i3 combina fibra de carbono e alumínio. São materiais caros, mas que ajudam a reduzir o peso do carro, que é de 1.195 kg, bom para um elétrico considerado premium.

Para amortizar os gastos com desenvolvimento, o compacto precisa vender bem. É por isso que a marca tem tanto interesse no Brasil, e pensa até na infraestrutura urbana.

De acordo com a empresa, pontos de recarga instalados em shoppings e garagens já estão sendo desenvolvidos para o país. "Será possível carregar 80% da capacidade máxima da bateria em cerca de meia hora", explica Christian Knoll, engenheiro da BMW.

Pelos cálculos da marca, o gasto com energia por quilômetro no Brasil será cerca de 70% inferior ao custo de reabastecimento de um modelo popular com gasolina.

POR DENTRO

O interior do i3 tem partes semelhantes à fibra de vidro, porém, mais rígidas. Trata-se de um composto vegetal, feito a partir de uma planta chamada malva. Há também componentes construídos com material reciclado, como garrafas PET. A "lataria" é moldada a partir de um composto plástico.

A arquitetura busca privilegiar o espaço para ocupantes. O problema é a área para as pernas no banco traseiro, que acomoda dois adultos com um certo aperto.

Quem vai na frente viaja com folga e muito silêncio. É fácil encontrar uma boa posição ao volante, o que faz o motorista se esquecer de que está em um carro diferente.

Os mais empolgados correm o risco de ver o marcador de carga chegar ao fim antes do término do caminho, pois não há mágica. Quanto mais animada é a condução do BMW i3, maior o consumo.

A melhor alternativa para poupar energia é deixar o carro no modo "EcoPro+", utilizado durante a maior parte do teste. Essa opção reduz o ímpeto do carro, que passa a rodar como um modelo médio com motor 1.6 flex.

O motorista consegue saber de antemão quanto será possível percorrer com cada um dos modos de condução. No fim do trajeto de cerca de 80 km, havia autonomia para percorrer mais 55 km.

Como alguns trechos tiveram trânsito acima do esperado, pode-se dizer que o sistema, que previu autonomia de 147 km, é bastante preciso.

Informações sobre consumo podem ser compartilhadas entre os donos do i3. Isso é feito por meio de um aplicativo. Os dados só entram no sistema caso o proprietário faça um cadastro prévio. A BMW quer que seu primeiro elétrico seja visto como um gadget.


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