Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Versão final do Golf elétrico será vendida na Califórnia

Carro será apresentado pela Volkswagen no Salão de Los Angeles; primeiras unidades chegarão às lojas no segundo semestre de 2014

EDUARDO SODRÉ DO EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

A Volkswagen nunca demonstrou grande interesse pelos veículos elétricos, preferindo apostar em carros com motor a combustão de baixo consumo. Mas os concorrentes têm sido ágeis na apresentação de automóveis "verdes".

É por isso que a marca alemã finalmente anunciou a data de lançamento do e-Golf, após alguns anos de desenvolvimento. O carro será apresentado no Salão de Los Angeles, que será aberto ao público no dia 22 de novembro.

As primeiras unidades serão comercializadas na Califórnia, a partir do segundo semestre de 2014. O motor terá o equivalente a 115 cv e autonomia para percorrer até 144 quilômetros no modo "Eco+". Nessa opção, o ar-condicionado deixa de funcionar e a potência é reduzida em cerca de 30%.

A maior diferença do Golf elétrico para modelos como o Nissan Leaf e o BMW i3 está no estilo. Enquanto os concorrentes têm desenho que chama a atenção nas ruas, o hatch da Volkswagen repete as linhas das versões a combustão, com apenas alguns detalhes exclusivos, como rodas e grade frontal.

AERODINÂMICA

A montadora afirma ter feito pequenas intervenções na carroceria para melhorar a aerodinâmica do Golf. Uma dessas é o spoiler instalado entre o teto e a tampa do porta-malas.

Será mais fácil reconhecer o VW movido a eletricidade pela traseira. Além do logotipo "e-Golf" colado na tampa do porta-malas, não há saída de escapamento, por razões óbvias.

As baterias são de íon de lítio e têm sistema de refrigeração a líquido. De acordo com a Volkswagen, a recarga completa leva cerca de quatro horas em uma garagem com tomada de 220v.

Em redes de 110v, será preciso deixar o carro plugado por aproximadamente 20 horas para atingir a carga máxima, o que praticamente inviabiliza seu uso.

Em pontos de recarga rápida, é possível atingir 80% da capacidade das baterias em meia hora. Essa alternativa já está presente em diversos postos da Califórnia.

A VW ainda não divulgou preços nem planos de venda do e-Golf em mercados além dos EUA.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página