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Vistoria revela uso incorreto dos freios em motocicletas

JOSIAS SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Muitos motociclistas brasileiros não utilizam o freio dianteiro de suas motos, apenas o traseiro. Essa é a causa de muitos acidentes.

A constatação foi feita por meio do programa MotoCheck-Up, promovido pela Abraciclo (associação dos fabricantes de motos, bicicletas e ciclomotores).

Foram vistoriadas 29 mil motos em todo o país, verificando que o item mecânico com maior índice de defeito era o freio traseiro, por excesso de uso. O problema foi encontrado em 44,1% das motos vistoriadas.

Segundo Alfredo Guedes, engenheiro da Honda, existem motociclistas que chegam a retirar o manete do freio dianteiro para não usá-lo. "Só que é exatamente o freio dianteiro o responsável por 70% da capacidade de frenagem", afirma Guedes.

Já que as motos têm freios com acionamento separado --o dianteiro no manete direito do guidão e o traseiro no pedal-- alguns motociclistas escolhem usar só o de trás. Nessa situação, a moto precisa do dobro de distância para parar. E essa é uma prática bastante generalizada entre os motociclistas principiantes.

Segundo estudos feitos pela Abraciclo, a crença de que o freio dianteiro não tem utilidade ou eficiência vem de dois fatores.

Um deles nasce na própria motoescola, que instrui o aluno a acionar somente o freio traseiro nas provas para a habilitação, de modo a facilitar a pilotagem nos obstáculos de baixa velocidade.

Outro fator vem de algo como uma lenda urbana, herdada das bicicletas, de que o uso do freio dianteiro na moto, principalmente em descidas, faz o veículo capotar de frente, o que não tem nenhum fundamento.

De acordo com dados levantados pela Honda, quando o freio dianteiro é a disco, mais eficiente que o sistema a tambor, o medo que o usuário tem aumenta.

COMBINAÇÃO

Uma das recomendações do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) é o uso do CBS (sigla para Sistema de Freios Combinado, em inglês). Com o sistema, ao acionar apenas um dos freios, tanto o dianteiro como o traseiro entram em ação.

A primeira moto a trazer esse equipamento foi a Honda CBR 1000F modelo 1993. Hoje, alguns modelos nacionalizados da marca, como a CB300R e o scooter PCX 150, trazem essa tecnologia.

Para aperfeiçoar os freios das motocicletas, a Abraciclo criou o programa "Sistemas para melhoria da Eficiência de Frenagem para Motocicletas", que também procura instruir os motociclistas.

Além de mudanças na tecnologia, Alfredo Guedes acredita que é fundamental aprimorar a formação dos condutores. "A primeira providência a ser tomada é dar treinamento aos novos pilotos, inclusive para que eles saibam usar corretamente os freios."

A lacuna na formação reflete-se nos números de acidentes: só 8% são causados por falhas nos veículos. Para problemas nas vias, o índice sobe para 18%, enquanto o fator humano é responsável por 74%, divididos igualmente para motoristas e motociclistas, com 37% para cada categoria. Os dados foram levantados pelo Observatório.


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