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Maior peso prejudica o desempenho de C4 e Cruze

Leve, Cerato foi melhor na prova de aceleração e gastou menos combustível

Modelo Citroën foi o mais silencioso do teste, e sedã Chevrolet destaca-se pela suspensão

DO EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Produzido na Argentina, o Citroën C4 Lounge nasceu para mostrar que a marca francesa sabe fazer sedãs para o Brasil. A sobriedade do modelo atual contrasta com as ousadias do antecessor Pallas, que saiu de linha sem jamais ter ameaçado o Toyota Corolla e o Honda Civic, líderes do segmento.

O novo C4 é mais racional, a começar pelo preço. A versão testada custa R$ 66.990 --é o carro mais em conta deste comparativo.

Preço menor não significa menos equipamentos. O Lounge tem os mesmos itens dos concorrentes avaliados e foi bem melhor que o Pallas nas medições. Porém, os 1.489 quilos influenciaram no gasto de combustível.

TURBO FEZ FALTA

O Citroën apresentou as piores marcas de consumo urbano. Com etanol, não obteve nada melhor do que 5,5 km/l. Isso mostra que o motor certo para esse sedã é o 1.6 turbo (165 cv) que equipa a versão topo (R$ 77.990).

Apesar disso, o Citroën é o modelo mais sofisticado e silencioso desse embate, o que é suficiente para justificar as boas vendas nesses primeiros meses de mercado. Sua pretensão é alcançar o Cruze, terceiro colocado no ranking de emplacamentos entre os sedãs médios.

A Chevrolet defende essa posição com um conjunto bem acertado. A suspensão de seu modelo é a que melhor conhece as ruas brasileiras. Valetas e buracos são menos percebidos a bordo. Os rivais mostraram-se mais sensíveis.

AIRBAGS LATERAIS

O Cruze tem preço mais alto, mas só ele oferece airbags laterais desde a versão de entrada (LT). A versão LTZ (R$ 81.190) que aparece nas fotos traz também bolsas infláveis do tipo cortina.

O espaço no banco traseiro é inferior ao dos outros sedãs avaliados, mas não chega a ser desconfortável. Com tons claros, a cabine é agradável e bem acabada.

O desempenho do Chevrolet ficou dentro do esperado, sem surpresas. E esse foi o seu problema. Por custar mais, precisava provar que era superior na pista para equilibrar o jogo, mas foi surpreendido pelo Cerato.

A Kia reposicionou o preço do seu sedã médio e não vive um bom momento de vendas. Espera dias melhores em 2014, e tem um produto interessante para isso. Ser mais rápido e mais econômico que rivais de maior cilindrada é um feito que merece respeito e garante o primeiro lugar nesse comparativo.


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