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Up! Grade

Teste mostra que o novo compacto popular da Volkswagen eleva o nível do segmento, mas consumo de combustível ficou acima do esperado

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

O que cabe em um carro com 3,61 metros de comprimento? No caso do Up!, tais dimensões comportam o plano VW de retomar a liderança entre as fabricantes no Brasil, que hoje pertence à Fiat. O novo compacto é o menor carro já produzido pela marca alemã no país, mas sua ambição não tem tamanho.

O modelo que será apresentado nesta semana tem desenho quase igual ao do europeu. O nacional é um pouco mais longo e tem também tanque e porta-malas maiores.

O Up! mostra que a VW aprendeu com os concorrentes. O carrinho tem o aspecto moderno dos compactos sul-coreanos, a racionalidade dos japoneses e a funcionalidade dos hatches franceses.

Acrescente o visual à moda Fiat 500 da versão Red, com acabamento do painel na mesma cor da carroceria, e tem-se um resultado mais atraente que os interiores monocromáticos de Gol e Fox.

Entretanto, tais ousadias limitam-se às versões mais caras. A opção de entrada (Take Up!) tem na simplicidade sua tônica. Seus principais itens de série são os airbags frontais e os freios ABS, obrigatórios em todos os carros de passeio produzidos a partir deste ano.

Somados à estrutura da carroceria, esses equipamentos deram ao Up! o melhor resultado já obtido por um compacto no teste de colisão feito pelo Latin NCAP. É o único "cinco estrelas" em segurança para adultos dentro de sua categoria no país.

Há outras cinco opções, que podem oferecer diferentes combinações entre itens de conforto e de acabamento. Até as rodas mudam.

RODAR FIRME

Em um teste rápido em circuito fechado, o Up! mostrou estar muitos passos à frente do Gol G4, seu antecessor. O novo modelo tem rodar firme e boa ergonomia.

O motor 1.0 três cilindros (82 cv) casa bem com a proposta de carro urbano, mas o consumo de etanol ficou acima do esperado, com média de 11,5 km/l na estrada. A versão mais equipada do Fox Bluemotion atingiu 16,4 km/l na mesma prova.

O veículo avaliado trazia sistema multimídia que permite exibir informações como temperatura do motor, servindo de complemento ao quadro de instrumentos.

Os preços ainda não foram revelados, mas, para a VW, o Up! será a nova referência dos populares. É cedo para dizer se isso é verdade, mas esse carrinho fará bem a um segmento que ainda não se renovou por completo.


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