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Novo Twingo tem plataforma de Smart e tração traseira

DE SÃO PAULO

A Renault divulgou as primeiras informações sobre o novo Twingo, que chegará ao mercado europeu logo após sua apresentação oficial, no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça), em março.

O compacto será posicionado logo abaixo do Clio francês, mais sofisticado e moderno que o comercializado no Brasil. Por isso, a chance de o novato ser produzido por aqui é bem pequena.

Outra: o carro foi desenvolvido em conjunto com a Smart, que usará a mesma a base mecânica e arquitetônica em suas próxima geração de produtos, como o Fortwo. O modelo atual parte de R$ 52,9 mil em lojas da capital paulista.

RETRÔ

Do ponto de vista mecânico, o novo Twingo lembra o Renault 4cv, que foi lançado no fim dos anos 1940. O antepassado também tinha motor traseiro e ganhou o apelido "rabo quente".

O novo compacto tem "cintura" bem mais larga que a parte superior da carroceria, mudança necessária devido à posição do propulsor.

Segundo a montadora, essa caraterística melhora o aspecto urbano do veículo, pois sobra espaço na dianteira para as rodas terem maior ângulo de esterço. Isso facilita as manobras de estacionamento, por exemplo.

Detalhes técnicos do conjunto motriz, no entanto, serão revelados apenas na feira suíça, assim como o estilo da cabine.

A expectativa é que o Twingo aproveite o motor 0.9 turbo (90 cv) do "irmão" maior, para competir com o VW Up!.

A primeira geração do compacto da Renault foi comercializada no Brasil entre meados dos anos 1990 até o início dos anos 2000.

Era oferecido como um modelo que privilegiava o espaço interno e o nível de equipamentos. Tinha apenas 3,4 m de comprimento, mas um bem aproveitado entre-eixos de 2,3 m. Entre os itens de série, havia painel digital e banco traseiro corrediço.


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