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A reinvenção da roda

Com a ambição de revolucionar o mercado automotivo, novas empresas propõem até assumir os custos de manutenção de seus carros

(GUSTAVO HENRIQUE RUFFO) COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se há uma crítica cabível ao carro, dentre muitas que o atormentam, é que seu conceito evoluiu pouco ao longo da história. Desde que foi inventado, trata-se basicamente de um motor a combustão com rodas e um volante.

Mas há empresas que pretendem mudar praticamente tudo o que se relaciona ao automóvel. Enquanto os compradores pensam no consumo, no seguro e no preço de revisões e peças, é provável que, no futuro, esses gastos sejam bancados pela fabricante. É essa a proposta da britânica Riversimple.

Segundo a empresa, o cliente escolherá entre algumas opções de carroceria que ela pretende oferecer (dois ou cinco lugares, por exemplo) e pagará um valor mensal para ter o carro, uma mistura de leasing com aluguel. Hoje, esse custo é estimado em 250 libras --o equivalente a R$ 922.

A taxa inclui tudo o que já foi citado, com a vantagem de que a montadora terá uma dose extra de preocupação para tornar o carro o mais seguro, econômico e robusto possível. Se ele não for tudo isso, o prejuízo é dela.

Com isso, a Riversimple tira do cliente o ônus da compra, mas não as vantagens da posse. O carro fica à disposição o tempo todo, como se fosse um contrato de leasing.

Seu uso é pessoal, ou seja: o comprador retira o carro da loja e o dirige até a hora de trocar por um outro que pode ser maior ou diferente, caso a empresa tenha algo do tipo para oferecer.

O primeiro veículo da empresa, chamado de Demonstrador de Tecnologia MK1, tem dois lugares. De acordo com a marca, ele pode chegar aos 80 km/h (sua velocidade máxima) em menos de 10s.

Há um motor elétrico em cada roda e carroceria de fibra de carbono, o que o torna muito mais leve que os automóveis convencionais (com 370 quilos, tem cerca de 1/3 do peso de um sedã compacto). Em vez de baterias, ele usa supercapacitores e pilha de combustível, o que explica a necessidade de abastecimento com hidrogênio.

Até hoje, essa tecnologia só foi oferecida de modo experimental com o Honda FCX Clarity, cedido a alguns consumidores nos EUA por contrato de comodato.


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