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Chinês cria carro para ser montado em casa

Mecânica e estrutura fazem parte do kit; visual pode ser personalizado e compartilhado pelo dono na internet

Modelo Urban Tabby, da OSVehicle, tem opções de carroceria que serão homologadas para rodar em ruas europeias

(GUSTAVO HENRIQUE RUFFO) COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

E se, em vez de comprar seu carro, você mesmo o montasse? Essa ideia vem da OSVehicle, empresa fundada pelo empresário chinês Francisco Liu (nascido em Macau) e pelo engenheiro Ampelio Macchi, com mais de 30 anos de experiência em companhias como Cagiva, Husqvarna, Aprilia e MV Agusta.

Os dois reuniram um time para desenvolver plataforma, motores (elétrico, a combustão e híbrido), suspensão e outros elementos de um veículo, tudo isso já homologado para uso rodoviário de acordo com as normas europeias. E o principal: disponível para quem quiser copiar e produzir em qualquer lugar do mundo. De graça.

"Estamos construindo uma comunidade em torno dos projetos da OSVehicle. Somos facilitadores: juntamos hackers, fabricantes, empreendedores, designers, engenheiros e parceiros para dividir ideias e desenvolver novos produtos baseados em nossa plataforma", diz Tin Hang Liu, co-fundador da OSVehicle, filho de Francisco Liu e diretor de marketing da empresa.

COMPARTILHAMENTO

O executivo promete entregar um produto versátil e acessível. "Qualquer um pode baixar nossos projetos e trabalhar neles para melhorá-los. Nós aproveitaremos o retorno dessas ações para produzir veículos melhores."

A plataforma da OSVehicle é chamada Tabby. Vendida em formato de kit, dentro de uma enorme caixa de madeira, ela pode ser montada em menos de uma hora, como mostrou a empresa no Salão de Milão de 2013.

Mas é só uma base, com o assoalho e as rodas. O veículo resultante dela só pode ser usado em locais fechados.

Há também o Urban Tabby, um kit com carroceria que torna o veículo passível de ser legalizado para uso em ruas.

"As regras de homologação dependem de cada país, mas estamos trabalhando de modo a tornar o modelo legalizável em qualquer parte. Novos projetos baseados no Urban Tabby não precisam seguir um processo completo de homologação. Eles só necessitam de uma extensão do processo que já fizemos, que custa menos de 500 euros (cerca de R$ 1.600) aqui na Europa", diz Liu.

PEQUENAS EMPRESAS

Além da venda de kits, parece não sobrar nada para a empresa lucrar, já que os projetos são abertos. Mas há outras fontes de renda.

"Temos também um serviço para ajudar empreendedores a desenvolver novos veículos baseados em nossa plataforma, um DIT [de Do It Together, ou faça junto], contraponto ao faça você mesmo'. Não é fácil desenvolver um veículo", afirma o executivo.

Trata-se de um suporte oferecido para quem quer ter uma fábrica de automóveis própria, algo que não é nada simples. A tarefa desses empreendedores é descomplicar o processo e reduzir seus custos, pois o único caminho possível é fazer de forma diferente do que já existe.


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