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Diversidade caracteriza segmento de luxo
Em ascensão, acesso ao universo premium tem médios completos, compactos básicos, picapes, SUVs e hatches
Audi A3 Sedan, Toyota Corolla Altis e Fiat Freemont Precision prometem dividir quem busca proposta familiar
Distantes sob o ponto de vista da engenharia, Fiat Freemont Emotion, Audi A3 Sedan e Toyota Corolla Altis aproximam-se quando o consumidor procura por um veículo familiar.
E é no banco traseiro que começa a escolha: o A3 Sedan praticamente impede uma acomodação confortável de uma terceira pessoa por causa do túnel central elevado, uma incoerência com a modernidade proposta pela plataforma modular MQB. Sem o "obstáculo", Corolla e Freemont são indiscutivelmente superiores nesse quesito.
Para sorte do A3 Sedan, há tempos as famílias estão menos numerosas. Tendo apenas dois filhos para levar no assento traseiro, resta ao alemão a tarefa de conquistar pela dirigibilidade --qualidade abundante nele, mais escassa nos rivais.
O motor 1.4 turbo pode afastar quem acredita que tamanho é documento, mas um breve test-drive já basta para constatar que bom desempenho e o baixo consumo de combustível podem se encontrar no mesmo carro.
O crossover da Fiat melhorou significativamente ao trocar o antigo câmbio automático de quatro marchas por uma caixa de seis velocidades. Porém, o motor 2.4 ainda sofre para embalar os 1.815 kg do modelo.
Melhor abdicar do prazer ao volante e aproveitar a amplitude interna, as criativas soluções de espaço (como o porta-objetos instalado sob o banco do passageiro da frente) e o sistema de navegação de fácil manuseio.
COLUNA DO MEIO
Quanto ao Corolla, não é só no tamanho do porta-malas e no espaço que o japonês se encaixa entre A3 Sedan e Freemont.
Mais ágil que o Fiat, o Toyota não acompanha o Audi. Embora seja 32 cv mais potente, carrega 480 kg a mais. Porém, ainda que tivesse os mesmos números de desempenho, continuaria devendo uma direção menos anestesiada e um câmbio de trocas mais rápidas e precisas, além de um volante corretamente alinhado.
COURO, ESP OU XENON?
Um dos principais balizadores do preço, a lista de equipamentos pode ser decisiva. Não só em relação à quantidade, mas também à prioridade que se dá a cada item.
O A3 Sedan é extremista: abre mão de obviedades como bancos em couro, GPS e bluetooth, mas mantém o pedigree premium com faróis de xenônio, sistema Start-Stop e equipamento de som mais refinado.
Já o Freemont se defende com ar-condicionado digital de duas zonas e um dos volantes multifuncionais mais completos da categoria.
O Corolla traz sete airbags, ajustes elétricos para o banco do motorista e couro, mas negligencia a segurança ao deixar de lado controle de estabilidade (ESP). Em resumo: por R$ 90 mil, não se pode pode ter tudo.