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Marcas oferecem mais que IPI reduzido

Fabricantes reposicionam preços e incrementam conteúdo dos carros para contornar resultados ruins em vendas

Renault Sandero chega à linha 2015 com novo visual e preços menores em todas as versões vendidas no Brasil

RODRIGO MORA ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

Não há mais esperanças de crescimento. Segundo estimativas da Fenabrave (entidade que representa a rede de concessionárias), serão vendidos cerca de 3,3 milhões de automóveis e comerciais leves em 2014, contra os quase 3,4 milhões registrados no ano passado.

Com a prorrogação da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até dezembro, resta às montadoras oferecem planos de financiamento mais atraentes, baixarem os preços e aumentarem a quantidade de equipamentos de série --que é uma forma de baratear o produto.

As investidas começaram em janeiro, quando a Fiat baixou os preços de toda a linha Uno, com descontos de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil --ofertas que fizeram o hatch compacto partir de R$ 24.990.

Agora, a Renault parte para uma estratégia ainda mais agressiva e, ao apresentar o novo Sandero, anuncia que os preços foram reduzidos, enquanto a prática normal é elevar os valores de tabela dos lançamentos.

MAIS POR MENOS

Como havia ocorrido com o sedã Logan, o hatch alinhou-se ao modelo europeu em termos visuais. Ganhou ainda novos freios, suspensões e sistema elétrico.

A configuração Authentique cai de R$ 30.550 para R$ 28.890, já com a até então ausente direção hidráulica, enquanto o Sandero Expression 1.0 passou de R$ 36.710 para 34.990, mesmo tendo ganhado sistema de som. Há redução também nas versões 1.6: a Expression agora parte de R$ 38.590 (ante R$ 40.450 do antigo modelo) e a topo Privilège, que até então custava R$ 44,5 mil, dá lugar à Dynamique, por R$ 42.390.

Já a Ford adotou um realinhamento na gama 2015 do EcoSport, que ganhou na nova versão de entrada (1.6 SE) rodas de liga leve e espelhos retrovisores com setas.

A diferença de preço entre as linhas 2014 e 2015 (R$ 61.690 para R$ 62.990) equivale a um valor inferior àquele cobrado se o cliente equipasse o modelo com tais itens separadamente.

Algo parecido --formar um pacote de equipamentos por valores abaixo da prática do mercado-- também tem sido recorrente na GM, que lançou a série Advantage em boa parte da sua linha de produtos.

Estratégias semelhantes devem ser adotadas por outras marcas no segundo semestre, o que favorece o consumidor.

O jornalista viajou a convite da Renault


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