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V40 aventureiro gosta mais de asfalto liso
Volvo Cross Country mostrou bom desempenho em trechos sinuosos, mas foi desconfortável nas estradas de terra
Apliques plásticos nos para-choques e nas laterais fazem o hatch médio de luxo parecer mais robusto
Antes de modelos como a primeira Fiat Weekend Adventure chegarem ao mercado, marcas premium já ofereciam versões com apelo off-road de seus carros de passeio. A Volvo, por exemplo, teve a perua XC 70, que foi lançada na Europa em 1997. Seu legítimo sucessor, o V40 Cross Country, passou pelo teste Folha-Mauá.
A receita segue a fórmula conhecida: visual mais robusto e algumas alterações mecânicas. Os apliques plásticos na carroceria deixaram o hatch de luxo mais agressivo, com direito a rack no teto e molduras prateadas nos para-choques e nas laterais.
TRAÇÃO INTEGRAL
O V40 de estilo fora de estrada tem suspensão 4 cm mais alta e tração integral. O sistema é capaz de mandar o torque do motor individualmente para cada uma das quatro rodas, recurso útil em pisos escorregadios.
Bem acabado, como é de se esperar de um veículo que custa R$ 141,5 mil, o Volvo recebe bem quatro ocupantes e oferece boa quantidade de itens de conforto. O banco do motorista com ajustes elétricos e o ar-condicionado com duas zonas independentes de temperatura estão entre os itens de série.
Há também muitos opcionais, como o kit Safety (R$ 15 mil), pacote que engloba equipamentos de segurança. Um deles é o airbag instalado do lado de fora da carroceria, na junção do capô com o para-brisa. Sua função: minimizar os danos ao pedestre em caso de atropelamento.
A versão aventureira brilha no asfalto e se sai bem em estradas sinuosas. O problema está em pisos irregulares, onde é possível perceber que a proposta "Cross Country" ficou só no nome. Em estradas de terra batida, o carro sacoleja a ponto de incomodar os ocupantes.
VALETAS
Mesmo com a suspensão elevada, o aventureiro da Volvo ainda é baixo o suficiente para exigir atenção ao encarar valetas e depressões.
Os números do teste revelam sua pegada esportiva, com bons resultados de aceleração e retomada. O motor 2.0 turbo tem cinco cilindros e 210 cv --é o mesmo da versão R-Design.
No início, os avisos sonoros e luminosos do sistema de segurança assustam. É a forma que o carro tem de avisar sobre riscos de colisão, sendo a característica mais valorizada da linha Volvo.
Após alguns de avaliação no trânsito e na pista, conclui-se que o V40 Cross Country é um carro para ser utilizado no asfalto, onde se sai muito bem. As mudanças valorizam a estabilidade, mas não fazem dele um carro adequado o uso fora de estrada, mesmo que leve.
Resta convencer o comprador a pagar R$ 18,5 mil a mais em relação ao preço pedido por um V40 convencional.