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Pop sofisticado

Novo Ka reforça tendência de mais tecnologia e itens de segurança nos carros de entrada

RODRIGO MORA DE SÃO PAULO

O segmento de carros de entrada atravessava um marasmo até a chegada do Hyundai HB20, em 2012. Construído sobre uma plataforma inédita, levou aos populares padrões mais altos de dirigibilidade, design e arquitetura interna.

Sexto colocado em emplacamentos no acumulado do ano, o compacto esbarra na capacidade produtiva da única fábrica da Hyundai no Brasil, em Piracicaba (SP), para vender mais.

Ainda em 2012, veio o Chevrolet Onix, fiel à mesma receita: oferecer ao comprador equipamentos até então exclusivos de castas superiores numa faixa de preço entre R$ 30 mil e R$ 45 mil.

Boa dinâmica, câmbio automático de seis marchas (único na categoria) e um dos sistemas de conectividade mais simples e completos fizeram do sucessor do Corsa o terceiro colocado no ranking de vendas.

No começo deste ano foi a vez de o VW Up! provar que carro de entrada também pode levar nota máxima em segurança, ter interior inspirado e ser bom ao volante.

E quem desconfiava das qualidades do motor 1.0 de três cilindros do HB20 começou a enxergar no Up!, também um tricilíndrico, que a tecnologia é a atual referência em economia de combustível aliada a potência.

Em setembro, quando chegar às revendas da Ford, a terceira geração do Ka deverá mudar novamente a percepção do consumidor sobre o que é obrigatório --ou desejável-- nos veículos de base.

A marca foi além e equipou o hatch com itens incomuns até em carros bem mais caros.

O Ka tem controle de estabilidade, ainda que somente na configuração topo de linha --muitos sedãs médios são criticados por não dispor do equipamento de segurança.

Há também assistente de partida em rampas, que "segura" o carro entre o momento em que o condutor tira o pé do freio e o que solta a embreagem --item raro nos carros abaixo dos R$ 100 mil.

Seu 1.0 de três cilindros é o mais potente, com 85 cv. É também um dos mais econômicos, segundo o programa de eficiência Conpet, do governo federal. Maior e agora só com quatro portas, o Ka só manteve o nome dos antigos.


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