Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ergonomia e itens de série são destaque no novo Ka

Versão mais básica oferece direção elétrica, bluetooth e ar-condicionado

A topo de linha, que sai por R$ 39.990, tem assistente de partida em rampa e controles de estabilidade e tração

DE SÃO PAULO

A chegada do Ka 2015 é mais do que um simples lançamento para a Ford. É a ressurreição de um carro que foi revolucionário na primeira geração, lançada em 1997 no Brasil, mas se tornou comum na segunda, de 2008.

Se em 2012 o Hyundai HB20 apresentou à categoria novos gabaritos de acabamento, tecnologia e design, o novo Ka desencadeia uma revolução no segmento de entrada. A começar pelos equipamentos de série desde a versão SE, de R$ 35.390.

Para citar os principais, há direção com assistência elétrica (mais econômica que a hidráulica), ar-condicionado, rádio AM/FM com conexão bluetooth e entrada USB, travas e vidros dianteiros elétricos e os obrigatórios airbag duplo e ABS (com distribuição eletrônica de frenagem).

Outro diferencial é o My Ford Doc, um suporte para carregar o smartphone, acima do rádio, e assim visualizar e operar seus aplicativos. Usar o Waze sem as mãos é o que melhor explica sua utilidade.

No pacote SE Plus, de R$ 37.390, o Ka ganha vidros elétricos na traseira e o SYNC Media System, formado por controles de áudio no volante, CD player e AppLink, que traz aplicativos de rádios e localização já instalados.

CUSTO-BENEFÍCIO

Na contramão da maioria dos carros, é na versão topo de linha (e não na intermediária), a SEL, que está a melhor relação custo-benefício do Ka.

Aos itens dos catálogos anteriores somam-se controles de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampas (HLA), rodas aro 15, faróis de neblina e alarme.

A farta lista, no entanto, mascara alguns tropeços, como reservar computador de bordo e ajuste de altura, já tão básicos em qualquer carro, a essa versão, que custa R$ 39.990.

Ainda assim, há muitas vantagens sobre os rivais. Nenhum chega a esse nível de equipamentos. E, quando se aproximam, ultrapassam os R$ 40 mil.

COMPETIÇÃO

Apenas a oferta de equipamentos já faria do Ka um forte competidor para Hyundai HB20, Renault Sandero, Chevrolet Onix, Fiat Palio e VW Gol. Mas a novidade da Ford é mais do que se espera de um compacto.

Achar a posição ideal ao volante é fácil: o assento é mais comprido do que a média, oferecendo mais apoio longitudinal para as pernas; o volante tem ótima pegada e, apesar de não dispor de ajuste de profundidade, está bem posicionado.

Se há algo a melhorar, é o descanso para o pé esquerdo, um tanto estreito.

O câmbio não só tem engates que não demandam esforço do motorista para encontrá-los como é manuseado por uma alavanca em posição mais alta, à mão do condutor. A direção é rápida e leve.

O motor 1.0 de três cilindros é potente e econômico: com até 85 cv e abastecido com etanol, não marcou menos de 10 km/l no computador de bordo, mesclando uso rodoviário e urbano.

Na estrada, manteve os 120 km/h com dignidade, sem pedir trocas de marcha constantes. Na cidade, o propulsor faz do Ka um carro ágil e divertido de guiar. Muito distante de ser apenas um meio de transporte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página