Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

40 anos de velocidade

Grande parte da tecnologia usada no 911 Turbo vem da experiência em competições como F-1 e as 24 Horas de Le Mans

RODRIGO MORA DE SÃO PAULO

Rara é a fabricante de veículos que não recorreu ao automobilismo como fonte de avanços tecnológicos para seus carros de rua.

Quando lançou o 911 Turbo, em 1974, o Carrera RSR já disputava o Campeonato Mundial de Marcas usando motores turbocomprimidos.

A tração integral só chegou ao 911 Turbo em 1995, mas distribuir a potência entre as quatro rodas já era prática comum nas pistas desde a década passada.

Seu relacionamento com o automobilismo é antigo. Em 1954, cria um 550 Spyder especificamente para corridas, que logo de cara ven- ce em sua categoria na clássica competição Carrera Panamericana.

Em 1962, conquista o GP da França de F-1 com o Type 804.

A busca por novas tecnologias levou a fabricante a outras competições, como o rali Paris-Dacar (com um 959), e até mesmo a um retorno à Fórmula 1, em que foi campeã três vezes, ainda que apenas como fornecedora de motores.

Em 1990, é criada a Porsche Cup, categoria monomarca com carros tecnicamente idênticos aos de rua.

LE MANS

Nada se compara, no entanto, à hegemonia nas 24 Horas de Le Mans. São 16 vitórias na categoria prin- cipal e mais de cem nas secundárias.

Boa parte do museu da Porsche, em Stuttgart, é dedicada aos modelos vitoriosos --sobretudo o lendário 917, que dominou a competição no início dos anos 1970 e deu origem às célebres pinturas da Martini Racing e da Gulf Oil.

Outros carros também marcaram a competição, como o 936/77. Primeiro Porsche com motor turbo (2.1 de 540 cv) a vencer Le Mans, tem três vitórias no currículo.

O modelo de 1981, pilotado por Jacky Ickx, venceu a edição daquele ano com 14 voltas à frente do segundo.

De 1982 a 1994, o 956 e seu sucessor, o 962, venceram a prova de longa duração seis vezes. Após uma ausência de 16 anos, a Porsche volta a Le Mans em 2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página