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DEZENA DE DEFEITOS
"Comprei um Renault Fluence, que foi entregue com vários defeitos. Ao todo, somei 16 itens com problema, desde a pintura até os freios. O carro ainda tem falhas no acabamento. O veículo ficou 30 dias na concessionária, mas nada foi consertado."
Eduardo Dimarzio - (São Paulo, SP)
RESPOSTA DA RENAULT - "O veículo foi reparado e entregue em perfeitas condições de funcionamento."
RÉPLICA DO LEITOR - "Os problemas continuam. Segundo a montadora, algumas falhas são erros de projeto, sem conserto."
PEÇA EM FALTA
"Adquiri uma moto Dafra Citycom em novembro. Em abril deste ano, quando fiz a revisão dos 7.000 km, relatei um barulho vindo da carenagem. Disseram que era preciso trocar o rolamento e uma outra peça que não estava disponível em estoque. Espero o componente há mais de 60 dias, mas ele não chega."
Marco Antônio Mendes - (São Paulo, SP)
RESPOSTA DA DAFRA - "A moto foi reparada e entregue ao cliente em perfeitas condições de uso."
RÉPLICA DO LEITOR - "Depois de três meses de espera, a peça foi trocada. Retirei a moto e até o momento o problema não voltou."
LISTA DE PROBLEMAS
"Depois de um mês de uso do meu Lifan 620, precisei trocar a embreagem. Desde então, a lista de problemas aumentou. Voltei oito vezes à oficina: o carro trepida, há barulho na direção, no escapamento e no freio, peças internas soltas, falha no som e, mais grave, o motor cedeu por um defeito no coxim."
Marcelo Coubassier - (São Paulo, SP)
RESPOSTA DA LIFAN - "O veículo foi reparado e entregue ao cliente."
RÉPLICA DO LEITOR - "Após sete semanas de espera, retirei o carro. Mas ainda aguardo a entrega do som e a troca do escapamento."
COMPRA CANCELADA
"Fechei a compra de um Fiat Uno em maio. De acordo com a concessionária, o prazo de entrega seria de um mês. Mas, dias depois, o período foi prorrogado para 60 dias. Apesar da irritação com a demora, a pior notícia ainda viria: a loja afirmou que o pedido de
compra havia sido cancelado, sem a minha autorização."
Raul Silveira Lima - (São Paulo, SP)
RESPOSTA DA FIAT - "O veículo solicitado foi entregue ao consumidor."
RÉPLICA DO LEITOR - "O carro não é o modelo que eu queria e ainda tive que pagar a diferença."