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50 mil em 5

Faixa de preço que reúne carros vendidos por R$ 50 mil oferece de hatches compactos a carros de família

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE “VEÍCULOS"

Os carros mais baratos à venda no Brasil têm motor 1.0 e preço pouco inferior a R$ 30 mil. Se bem equipados, seus valores beiram os R$ 40 mil. São compactos em sua maioria, sem muitos luxos.

Quando a faixa de preço sobe mais R$ 10 mil, um universo de opções se abre. Antes limitado a opções de desempenho tímido e a poucas variações de carroceria, o consumidor passa a enxergar sedãs médios, minivans e hatches sofisticados no horizonte.

É como um novo segmento, que pode ser identificado como intermediário. Há até um preço "cabalístico": R$ 49,9 mil. É a forma escolhida por algumas marcas para não assustar os compradores que não desejam gastar mais de R$ 50 mil.

Se a expectativa limita-se a ter todos os principais itens de conforto casados a um desempenho honesto, esse é o preço a pagar. Resta escolher qual será o formato do automóvel, e sobram opções. Todos os tipos de carroceria estão contemplados nessa fatia do mercado.

Para tentar ajudar na escolha, o teste Folha-Mauá reúne cinco opções diferentes nessa faixa de preço. Há desde compactos moderninhos, como versões bem equipadas do Peugeot 208, até sedãs que impressionam pelo porte, caso do chinês Geely EC7.

A abundância de opções mostra o quanto a concorrência fez bem ao mercado nacional, que até o início da década de 1990 era limitado a quatro grandes marcas e complementado por carros de nicho.

COMPLETO DE FÁBRICA

A exigência por equipamentos também cresceu. No fim dos anos 1980, um Ford Del Rey L não trazia direção hidráulica, ar-condicionado ou vidros elétricos. O mesmo ocorria com as versões mais simples do Chevrolet Monza.

Para o consumidor de hoje, é impensável girar a manivela para fechar a janela de um Toyota Corolla ou passar calor a bordo de um Citroën C4 Lounge. O que antes era luxo, agora é item básico.

Os carros avaliados seguem essa lógica. Não se pode esperar menos de um modelo que custa R$ 50 mil.


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