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Fit é o mais jovem no "clube dos 50 mil"

Lançada há três meses, nova geração do compacto Honda merecia ter mais itens de série na versão de entrada

Nível de equipamentos e posicionamento de marca difere modelos em faixa intermediária de preços

DO EDITOR-ADJUNTO DE “VEÍCULOS”

Lançado em maio, o novo Honda Fit é o típico representante dos carros intermediários. Sua versão de entrada (DX) custa R$ 49,9 mil e não decepciona aos que estão subindo de segmento. Mas a fabricante japonesa poderia ser mais generosa.

Por exemplo, o som é vendido à parte e há calotas plásticas sobre as rodas de ferro. Para um conjunto de liga leve aro 15 é preciso pular para a versão LX (R$ 54,2 mil), como a que posou para as fotos.

As compensações aparecem na qualidade construtiva acima da média. As portas se fecham com facilidade, sem fazer estardalhaço ao encontrar o batente.

Dentro da cabine, o que se vê são peças bem encaixadas e agradáveis ao toque, com luzes alaranjadas no quadro de instrumentos.

HOMENS E MULHERES

A direção com assistência elétrica e o pedal de embreagem macio ajudam a explicar o sucesso do Fit entre as mulheres. Já a campanha de lançamento, em que um barbudo sonha com o carro, mostra o empenho da Honda em fazer seu compacto conquistar mais homens.

Na pista, os números de aceleração e consumo foram convincentes. Esse hatch com ares de minivan só ficou atrás do HB20S em desempenho e, com gasolina, foi o mais econômico em trechos rodoviários.

Mas nem tudo é silêncio na estrada. A paz é perturbada por um ruído de vento um tanto elevado. Um pouco mais de isolamento acústico seria bem-vindo, ainda mais em sua faixa de preço.

DESEJOS

Além do Fit e dos demais carros destacados no teste, há muitas outras opções com preço próximo a R$ 50 mil.

O que as difere, basicamente, é o nível de itens de série e o posicionamento do produto.

O Fit, por exemplo, está em um patamar acima do hatch Onix. Porém, pagando R$ 48,4 mil, é possível comprar o compacto Chevrolet equipado com câmbio automático e outros itens ausentes na versão DX do Honda.

Ou seja: a versão mais simples de um produto de segmento superior esbarra no preço de concorrentes completos do andar imediatamente abaixo. O valor de

R$ 50 mil é um desses pontos de contato.


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