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Ténéré 1200 fica mais potente e versátil

Motor Yamaha agora tem 102 cv, mas potência está mais "domável"

Agora nacional, moto parte de R$ 56 mil, faixa entre a Triumph Tiger Explorer e a BMW R1200 GS

JOSIAS SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com todo o porte para justificar sua classificação de "big trail", a Yamaha XT1200Z Super Ténéré 2015 ganha aperfeiçoamentos, mais eletrônica e passa a ser montada em Manaus (AM).

Nacionalizada, seu preço ficou mais amigável. A versão Standard custa R$ 56 mil, e a Deluxe, R$ 62 mil.

São valores semelhantes aos da linha aventureira da Triumph, cujos preços vão de R$ 55,4 e R$ 63,5 mil, e abaixo da BMW R1200 GS (de R$ 69,9 mil a R$ 78,9 mil).

O motor Yamaha ficou 2 cv mais potente (112 cv a 7.250 rpm). Mas toda essa disposição está mais fácil de domar, graças à reprogramação da central eletrônica e ao acelerador eletrônico (YCC-T).

O câmbio é de seis marchas, e a transmissão é feita por eixo cardã.

Estranhamente, o acelerador usa cabos até o corpo de injeção e dali passa a ser controlado eletronicamente.

As fortes arrancadas --quase trancos com o motor em baixa rotação-- foram suavizadas. Agora, o propulsor trabalha mais "liso".

Mesmo assim, os 11,9 kgfm de torque (a 6.500 rpm) permitem carregar piloto, garupa e muita bagagem sem passar aperto.

A Super Ténéré cruza com rapidez as estradas asfaltadas. Sua agilidade surpreendente em curvas, característica pouco esperada em uma motocicleta de seu tamanho (2,25 m) e peso (265 quilos).

Como um SUV sobre duas rodas, a Yamaha 1200 também despreza buracos e obstáculos em estradinhas de terra, graças ao enorme curso de suspensão (mais de 19 centímetros na dianteira).

Na versão Deluxe, essas suspensões podem ser calibradas eletronicamente pelo menu do painel, ajustando-as para o tipo de estrada, garupa e bagagens, de acordo com o gosto e a necessidade de cada motociclista.

Na Ténéré Standard, as regulagens são manuais.

PARÂMETROS

Como em um carro de luxo, esse mesmo painel de LCD checa inúmeros parâmetros: funcionamento do motor, marcha engatada, diversos dados de consumo e médias de viagem.

A Super Ténéré tem ainda ABS, mas o problema é que esse sistema não pode ser desligado, como convém em condições fora de estrada. Nessa situação, o equipamento de segurança aumenta as distâncias de frenagem.

Os freios combinados funcionam apenas na manopla do freio dianteiro, que aciona também o traseiro. É o inverso de outras marcas, que preferem fazer o pedal traseiro acionar o freio dianteiro.

Segundo a Yamaha, a moto está apta para trilhas estreitas e até pistas de motocross, como provou um piloto profissional durante sua apresentação.

Foi um belo espetáculo ver a Super Ténéré 1200 fazendo cross como um mamute dançando rock'n'roll. Mas não é muito recomendável ousar demais, devido a seu peso e altura do assento em relação ao solo (84,5 cm).


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