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Motos retrô dominam Salão de Colônia

Principais lançamentos do tradicional evento realizado na Alemanha são inspirados em modelos do passado

Yamaha, Ducati e Triumph fazem releituras e prestam homenagens às suas motocicletas clássicas

ARTHUR CALDEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE COLÔNIA

Muitos lançamentos apresentados no Intermot 2014, salão internacional de motocicletas que termina neste domingo (5) na cidade alemã de Colônia, buscaram inspiração em modelos antigos para atrair jovens e nostálgicos motociclistas.

As linhas clássicas de muitas das máquinas em exposição lembram versões dos anos 1960 e 1970, mas com um toque de modernidade.

"Depois de influenciar a moda e a decoração, essa tendência vintage chegou às fabricantes de motocicletas", explicou Shun Miyazawa, gerente de produtos da Yamaha no mercado europeu.

Para estar de acordo com a proposta retrô de seu estande, Miyazawa chegou ao evento vestindo camisa xadrez, colete e boina à moda antiga. Ele foi um dos responsáveis pela renovação da "naked" XJR 1300, um dos lançamentos da marca japonesa no salão deste ano.

Embora conserve o visual clássico e também seu motor de quatro cilindros em linha com refrigeração a ar, a renovada Yamaha não está exatamente igual à original.

O escapamento foi pintado de preto e as tampas laterais de alumínio lembram as usadas nas motos de corrida da década de 1970.

"Fomos inspirados pela releitura que as pessoas faziam de seus velhos modelos", revela Miyazawa. Essa inspiração deu origem a uma versão de visual mais esportivo, a XJR 1300 Racer, com carenagem de fibra de carbono e guidões semelhantes aos usados em motos de pista.

FORMAS DE EXPRESSÃO

Mais conhecida por suas potentes esportivas, a Ducati resolveu reviver em Colônia um sucesso dos anos 1970, a Scrambler.

"Nós buscamos reinterpretar um ícone, mas de uma maneira completamente modernizada. Projetamos e construímos a nova Scrambler como se nunca tivéssemos parado de fazê-la", afirmou Cristiano Silei, vice-presidente de vendas e marketing da empresa italiana.

Com visual que relembra as motos fora de estrada dos anos 1970, a "nova" Scrambler terá quatro versões. A Icon faz uma releitura moderna do modelo original e está disponível nas cores vermelha e amarela.

Com pneus adequados para o uso em trilhas leves, a Ducati Urban Enduro é destinada aos entusiastas de viagens que incluam estradas de terra. Já o modelo Full Throttle foi pensado para quem curte corridas. Para os motociclistas mais tradicionais, há a versão Classic.

Todas essas Ducati compartilham o motor de dois cilindros em "L" com 803 cc e refrigeração a ar, antes utilizado na Monster 796.

O toque de modernidade fica sob responsabilidade da suspensão invertida, da balança traseira em alumínio e dos freios com sistema ABS.

"As quatro versões da família Scrambler representam o ponto de partida para serem personalizadas, permitindo que cada proprietário expresse seu estilo de vida", completou Silei.

A marca sabe o potencial dessa estratégia de pós-venda, e criou uma vasta lista de acessórios para a linha Scrambler. As opções incluem peças de vestuário desenhadas para combinar com cada versão.


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