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Foco

Triciclo elétrico é exibido no Salão de São Paulo

GUILHERME SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A caçamba das picapes Fiat Strada que estão em exibição no Salão de São Paulo trazem alguns triciclos diferentes. Batizados de Tribred pela empresa Trikke, responsável por sua produção em Manaus (AM), esses veículos elétricos estão sendo usados na usina binacional de Itaipu e chegam em breve ao mercado.

Haverá duas versões disponíveis (36V e 48V), ambas com motores na roda dianteira. O Tribred pode ser recarregado em tomadas comuns.

O quadro é de alumínio, leve e dobrável. Com as baterias, o peso da versão 36V não passa de 18 quilos. O modelo cabe facilmente no porta-malas de um carro médio.

Segundo Luciano Ribeiro, diretor da Trikke, o triciclo elétrico deverá custar cerca de R$ 3.500. O valor dependerá de uma maior nacionalização dos componentes. "A bateria de lítio, por exemplo, ainda é trazida de fora", diz o executivo.

EM MOVIMENTO

A Folha testou a versão 36V do Tribred. Basta girar parte do manete direito para acelerar. O ideal é projetar o corpo para frente -se o piloto inclinar para trás, a roda dianteira destraciona com certa facilidade.

No modo Turbo, o triciclo chega à velocidade máxima de 27 km/h. Na opção Eco, é possível atingir os 19 km/h.

Segundo o fabricante, o Tribred 36V pode percorrer até 32 quilômetros com uma carga completa da bateria. O reabastecimento em tomadas comuns demora três horas.

As partes onde os pés ficam apoiados são articuladas. Por isso, quase não é preciso esterçar o guidão: basta projetar o corpo para um dos lados que ele faz a curva com precisão.

É fácil pegar o jeito de andar no Tribred. O veículo passa segurança por ter o contato das três rodas com o solo. Só não espere discrição: o triciclo chama a atenção por onde passa.

MINIMALISTA

Seu visual minimalista e bem acabado lembra um grande inseto. A cobertura do quadro é feita com plástico ABS, e o guidão tem regulagem de altura.

Inicialmente criado para uso corporativo, o Tribred tem potencial para ganhar espaço como transporte em ruas e parques, de forma silenciosa e sem agredir o meio ambiente. Segundo a Trikke, o veículo faz sucesso dentro da usina de Itaipu.

O produto final terá sistema de iluminação, velocímetro e buzina. Mais informações podem ser acessadas pelo site do fabricante (www.trikkeeletrico.com.br), que também comercializa o Segway de duas rodas no Brasil.


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