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Peças e acessórios

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Defeito no rastreador veicular começa na instalação

RICARDO RIBEIRO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os rastreadores serão obrigatórios só a partir de 2013, quando os veículos deverão sair de fábrica com o equipamento. Contudo, o serviço já está disponível no mercado por meio de empresas especializadas. O teste Folha-Ipem avaliou o trabalho de algumas delas na cidade de São Paulo.

Os técnicos do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) verificaram os procedimentos de instalação. Depois, em laboratório, o funcionamento do rastreador foi testado.

ACABAMENTO

Apenas a Tracker e a Car System apresentaram um bom acabamento pós-instalação e funcionamento correto.

Os serviços de Sim, Graber e Global Safe tiveram problemas como falta de cuidado com a parte interna do veículo, mau isolamento da fiação e disposição ruim dos componentes, o que reduz a captação de sinal. Nas três empresas, os técnicos permitiram que o cliente soubesse o local onde o rastreador foi colocado, o que, segundo o Ipem, coloca o motorista em risco.

O instalador da Sim usou instrumentos inadequados, como estilete. Apenas o técnico da Car System fez o "checklist" antes e depois da instalação, verificando o funcionamento de itens elétricos do carro.

Os resultados da instalação em motos foram melhores. Os dispositivos estavam bem distribuídos pelo veículo, não comprometendo seu funcionamento. A fiação foi adequadamente isolada, e o acabamento, preservado.

ESTRUTURA

Porém, na avaliação do Ipem-SP, a estrutura das oficinas e a postura dos técnicos ainda deixam a desejar.

Apenas os técnicos da Car System e da Pósitron, por exemplo, preencheram corretamente os "checklists" pré e pós-instalação do sistema nas motocicletas.

Quatro das cinco empresas avaliadas permitiram que o dono da moto visse onde o rastreador foi instalado. A exceção foi a Car System.

As avaliações foram realizadas no mês de outubro. As empresas não sabiam que estavam sendo testadas, pois os técnicos do Ipem apresentavam-se como clientes.

Foram utilizados um Chevrolet Celta 1.0 e uma Honda Shadow 750. Os valores da instalação e da mensalidade do serviço de rastreamento mencionados no quadro são referentes a esses veículos.


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