Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Retrovisor

Ratos da reciclagem

O pessoal das "rat bikes" transforma latas de cerveja em escapamento para gastar o mínimo possível

Alguns leitores da versão on-line desta coluna se sentiram desconfortáveis com a decisão de Alex Brazales de manter seu Galaxie 1967 com pontos de ferrugem e sem pintura nova ("A pátina do tempo", 21/10) e sugeriram que ele jogasse o veículo no lixo.

Outros, mais tolerantes, opinaram que cada um trata seu carro como quer.

O fato é que automóveis enferrujados e com aparência de inacabados constituem um movimento nos Estados Unidos chamado "rat (rato) rods", em oposição ao termo "hot (quente) rods".

O grupo surgiu ainda nos anos 1970 como reação ao alto custo de transformação e às pinturas flamejantes dos "hot rods". "Rod" é abreviação de "roadster", aqueles autos antigos, normalmente sem capota, que os caras dirigiam com óculos de aviador.

Mais radicais são as "rat bikes", ou "motocicletas-rato". No Ratbike.org, por exemplo, aprende-se sua essência: "Deixe sua moto ostentar sua história com orgulho. Nada de limpeza, lavagem, polimentos ou partes brilhantes que nada acrescentam".

A intenção aqui é manter o veículo funcionando pelo máximo de tempo com o mínimo de gasto possível, o que exige soluções complexas de engenharia e adaptações bizarras, como latas de cerveja no cano do escapamento.

Alguns desses motociclistas se inspiram na série de filmes "Mad Max" e constroem grades para proteger seus faróis e motores. Outros acoplam tambores de óleo e até caixões sobre rodas para servir como "sidecar" de passageiro.

Seja qual for o nível de loucura, a regra é uma só: divertir-se.

-

Há alguns anos, levei meu Maverick 1974 à oficina para consertar alguns pontos de ferrugem.

Ao tirar a tinta, o funileiro descobriu que partes do para-lama eram pedaços de latas de tinta para parede soldadas no lugar da chapa de aço original.

Nada como uma reciclagem secreta...


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página