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Novo Blazer cresce em tamanho e preço

Partindo de R$ 145.450, segunda geração do utilitário da Chevrolet ganhou novos motores e acabamento refinado

Trailblazer chega inicialmente apenas na versão LTZ, com motor V6 a gasolina ou 2.8 turbodiesel

JOSIAS SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A nova geração do Chevrolet Blazer não lembra em nada a antiga. O utilitário seguiu as mudanças da picape S10, ganhou um prefixo no nome (agora é Traiblazer) e cresceu no tamanho e no preço.

Esse SUV 4x4 nasceu no Vale do Paraíba, mas sua filosofia é "made in USA". Com 4,88 metros de comprimento, mais de duas toneladas, chassi de picape e suspensão traseira de carro de passeio, lembra o que os norte-americanos chamam de "truck" (caminhão).

O utilitário chega às lojas apenas na configuração LTZ com câmbio automático de seis marchas. Há duas opções de motor: o australiano 3.6 V6 a gasolina (239 cv) e o 2.8 turbodiesel (180 cv) feito em Caxias do Sul (RS). As versões custam, respectivamente,

R$ 145.450 e R$ 175.450. A última versão da geração anterior (Advantage 2.4 flex) custava R$ 69,8 mil

O projeto é brasileiro, mas o lançamento mundial aconteceu na Tailândia, país onde picapes e utilitários dominam o mercado.

O Trailblazer foi feito para estradas e largas avenidas, por isso público-alvo está no interior do Brasil. Mas direção hidráulica, sensores de estacionamento, câmera de ré e controles de tração e estabilidade tornam mais fácil a tarefa de guiá-lo no trânsito pesado das grandes cidades.

A eletrônica em prol da segurança não é sofisticação, mas necessidade. Segurar o eixo traseiro "no chão", principalmente em curvas com ondulações, é uma tarefa complicada. Mas a engenharia da GM trabalhou bem e conseguiu manter as oscilações laterais sob controle.

POR DENTRO

O interior está mais luxuoso e em nada lembra o do antigo Blazer. Há bancos forrados de couro bege, volante com comandos do rádio e do controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado com saídas para o assento traseiro e mais espaço.

A nova geração do utilitário ganhou dois assentos extras no porta-malas. Quando recolhidos, a capacidade para bagagens passa de 235 litros para 878 litros.

O desafio do Trailblazer é recuperar o terreno perdido para rivais como o Toyota SW4 (R$ 115,3 mil na versão 4x2 flex) e o Mitsubishi Pajero Full (a partir de R$ 152.990). Será uma boa briga.


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