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Onix entra para o time dos 1.0 premium

Novo segmento é composto por modelos populares que saem da fábrica bem equipados, como o Hyundai HB20 e o novo Fiat Palio

Compacto Chevrolet tem interior espaçoso, mas peso extra dos equipamentos prejudica desempenho

RICARDO RIBEIRO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O mercado de carros 1.0 foi dividido. Há uma nova categoria, a dos populares premium. São modelos lançados ou remodelados há pouco tempo que trazem mais itens de série e tem preço inicial entre R$ 26 mil e R$ 30 mil. O Chevrolet Onix é o mais novo representante desse nicho.

De série, o carro traz freios com ABS (sistema que evita o travamento das rodas), airbag duplo e direção hidráulica. O preço começa em R$ 29.990, mas deve sofrer um aumento devido a mudança recente na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

O Onix é silencioso e tem acabamento bem cuidado, característica dos "populares chiques". A má notícia é que o desempenho é apenas razoável, embora a potência do motor (80 cv) faça crer que o compacto andaria bem.

É o preço a se pagar pela pela comodidade. Equipamentos extras deixam o carro mais pesado, e qualquer quilo adicional faz diferença em modelos "mil".

Por exemplo, o Renault Clio, que está no andar de baixo dos populares (R$ 23.290) e também tem 80 cv, foi 1s mais rápido que o Onix no teste Folha-Mauá.

No dia a dia, o Onix sofre mais em ladeiras e ultrapassagens, quando é preciso reduzir a marcha. A suspensão absorve bem os impactos e mantém a carroceria estável.

MYLINK

O interior é caprichado para um popular. No painel, uma tela sensível ao toque permite acessar músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular do motorista. O sistema se chama MyLink e tem interface simples e amigável.

O acessório encarece o carro em R$ 1.200, mas agrega uma tecnologia até então indisponível no segmento.

Alguns detalhes incomodam, como o puxador interno da porta localizado em posição muito baixa.

O formato do banco, que possui regulagem de altura, assento largo e apoios laterais, proporciona uma boa posição para guiar. A coluna de direção também é ajustável.

O compacto recebe com conforto três adultos no banco traseiro, só não dá para exagerar na bagagem. O porta-malas comporta 280 litros.

Nas ruas, o Onix chamou a atenção pelo desenho e muitas pessoas comentaram que a traseira ficou parecida com a do VW Gol. Uns gostaram, outros falaram mal e boa parte perguntou se o Chevrolet é melhor que o Hyundai HB20 1.0. A resposta virá em breve, quando essa versão do sul-coreano chegar para o teste.


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