Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Conta-giros pode sumir na batalha por lugar no painel

DO “NEW YORK TIMES”

Cada vez há menos carros com câmbios manuais nos EUA, tornando o conta-giros redundante -o equipamento mostra a rotação do motor para auxiliar a troca das marchas. Na batalha pelo espaço nobre do painel, ele pode estar fadado a desaparecer.

Os modelos híbridos e elétricos já trazem outros tipos de instrumentos de bordo que oferecem informações mais detalhadas sobre a forma de condução.

O Ford Fusion Hybrid, por exemplo, "recompensa" aquele motorista que guia de forma mais econômica: imagens de folhas verdes são projetadas na tela de cristal líquido do painel.

Esses estímulos, cujo objetivo é poupar combustível, sugerem que o velocímetro e o conta-giros não são irmãos, mas rivais.

RELÍQUIA

Velocidade e eficiência estão em choque em nossos carros. Para cumprir as metas de economia de combustível, precisamos aumentar a quilometragem por litro e reduzir a velocidade do motor.

Se o conta-giros é uma relíquia, o que dizer do voltímetro e do medidor de pressão de óleo? Outras informações começam a disputar o espaço dessas. Onde havia mostradores, agora há orientação de navegação, painéis de notícias ou a imagem da capa do CD que está tocando.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página