Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Salão de Genebra 2013

Mostra suíça antecipa novidades para o mercado brasileiro

Modelos chegam para venda entre este ano e 2015, alguns com fabricação local

DO ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA

Nos estandes do salão, diversos modelos têm o passaporte carimbado para o Brasil. Alguns desembarcam ainda neste ano, mas a maioria deve chegar só em 2014.

Um dos primeiros será o Volkswagen Up!, que estreia no segundo semestre com fabricação local. Em Genebra, o novo compacto global da marca apareceu na versão aventureira, segmento apreciado no Brasil.

O Cross Up! tem barras no teto e molduras plásticas nos para-choques para se juntar ao CrossFox e ao Spacecross.

O BMW Série 3 GT começa a ser importado em setembro. A mais nova derivação do médio da marca é uma espécie de cruzamento entre as versões sedã e perua do carro alemão, prometendo a boa dirigibilidade de um e o espaço do outro.

Na Mercedes-Benz, olhos voltados para o novo CLA, misto de sedã médio e cupê de quatro portas derivado do Classe A. O modelo estreia no Brasil em 2014.

Nos Estados Unidos, o carro já tem preço definido: a partir de US$ 29.990 (R$ 59,9 mil), cerca de 20% a mais que um Honda Civic norte-americano.

PERUAS E UTILITÁRIOS

Genebra também tem fartura de peruas, categoria forte na Europa. Mas apenas a derivada do novo VW Golf virá, em 2014, para ser a nova Jetta Variant.

Baseados na preferência do consumidor, fabricantes apostam nos utilitários esportivos para o Brasil.

A Peugeot voltou a confirmar a fabricação do 2008 no Rio de Janeiro em 2014. A versão de produção do jipinho faz sua estreia na Suíça.

A reestilização da Volvo, que abandonou os faróis duplos, começará no Brasil pelo utilitário XC60.

Já a Suzuki apresentou o novo SX4, e a Hyundai, o ix35 reestilizado.

O destaque da Renault foi o Captur, que já tinha aparecido como conceito e divide plataforma com a nova geração do Clio europeu.

Se vier para o Brasil, será posicionado acima do Duster, brigando com utilitários mais refinados, como o Trax, que a Chevrolet trará do México ainda neste ano.

-

ANTI- ECOSPORT

PEUGEOT 2008 A montadora francesa mostrou em Genebra a versão de produção do jipinho, que estreou como conceito no Salão de Paris e voltou a confirmar a produção do veículo em Porto Real (RJ) a partir de 2014. O 2008 divide plataforma com o compacto 208, que chega às lojas brasileiras no início de abril. Já o utilitário esportivo estreará primeiro em outros mercados emergentes -a fabricação na China e na Rússia começará ainda neste ano.

-

TAMANHO FAMÍLIA

UTILITÁRIOS A Suzuki equipou o novo SX4 (acima) com motor 1.6 e transmissão automática de cinco velocidades. Já a Hyundai optou por fazer apenas uma reestilização leve no ix35 família Entre tantas peruas para a Europa expostas em Genebra, apenas a derivada do novo Golf (abaixo) interessa ao Brasil, onde ela irá substituir a Jetta Variant

-

BOLSA DE APOSTAS

PRÓXIMAS ATRAÇÕES A Volvo reestilizou sua linha e deixará de usar os faróis duplos que, segundo a marca sueca, tornaram-se esteticamente obsoletos. No Brasil, o primeiro a mudar será seu modelo mais vendido, o XC60, em 2014. Já a Renault mostrou o Captur, jipinho que poderá chegar ao Brasil em 2015. Se vier será a opção acima do Duster

-

PEQUENOS FRASCOS

COMPACTOS Com visual de cupê, o CLA será o sedã de menor porte da Mercedes. Derivado do Classe A e usando o mesmo motor 1.6 turbo, o modelo será vendido no Brasil em 2014. Já o hatch chega ainda neste mês. A Vokswagen apresentou a versão aventureira do Up!. O novo compacto global da marca também será fabricado no Brasil, onde será posicionado abaixo do Gol.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página